Facebook Offers: Hotel Irlandês vende 1 Milhão de Euros em 24 Horas

Recentemente, entre inúmeras inovações, o Facebook lançou a sua proposta para apresentação de descontos, as Facebook Offers. O conceito é simples bastando, através do painel de edição de status da página, criar uma nova oferta que passará a ser visível aos seguidores dessa página e a todos aqueles que se depararem com a promoção na plataforma. As marcas passam a ter de um canal mais simples de criar e divulgar promoções no Facebook, e os utilizadores de beneficiarem de descontos exclusivos.

Uma das principais vantagens é que não há intermediários – como acontece por exemplo com a Groupon – uma vez que o Facebook não cobra pela criação destas promoções. A plataforma espera, inteligentemente, que na expectativa de aumentar a divulgação das promoções as marcas estejam dispostas a apostar em anúncios, nomeadamente nas sponsored stories e no, também recentemente criado, reach generator. Uma outra vantagem, para consumidores e marcas, é que apenas quando o consumidor usufrui da promoção há movimento de capital, sendo este directamente pago ao promotor.

Esta é uma função do Facebook que ataca directamente as empresas de compras colectivas, beneficiando do tremendo potencial de divulgação da plataforma e da relação mais próxima entre marcas e consumidores, mas também dos vários pontos negativos dos modelos dessas mesmas empresas que o Facebook se esforçou por remover. Resta saber até que ponto terá sucesso num mercado saturado deste tipo de ofertas e onde hábitos já se formaram.

Existem no entanto sinais muito positivos vindo de uma oferta criada por um hotel da Irlanda do Norte que conseguiu, em menos de 24 horas, ver uma oferta de 1 noite por £42,50 ser activada por perto de 30 mil pessoas, o que corresponde a um potencial de negócio perto de 1 milhão de euros caso todos os que activarem a oferta a venham a usufruir (tecnicamente a receita poderá ser ainda superior se conseguirem convencer os hóspedes a ficarem mais noites ao preço regular).

A oferta em si não aproveitou todas as potencialidades da ferramenta, uma vez que não limitou o número de utilizadores que poderiam activar a mesma, o que levanta dúvidas sobre a capacidade do hotel em conseguir aceitar todas as pessoas – um problema aliás que muitas empresas que criaram ofertas para sites de compras colectivas também experienciaram. Mas não deixa de apresentar um sinal claro de que se trata de uma funcionalidade com muito potencial para as marcas, para os consumidores, e para o Facebook.

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