O Maior Trunfo da Meo: o Péssimo Serviço de Apoio da Zon

Update: entretanto, e após 2 semanas de problemas, a Zon solucionou o mesmo enviando um técnico a minha casa e trocando o modem/router. A vinda desse técnico não foi fruto das chamadas para o apoio técnico da Zon, mas sim de um contacto da equipa de apoio da Zon no Twitter através da conta @zon_apoio. Moral da história: quando tiverem um problema com a Zon, queixem-se no Twitter que aí dão-vos ouvidos e procuram activamente solucionar a questão!

O serviço de apoio ao cliente da Zon é péssimo! Mais do que péssimo, é de uma inutilidade atroz, assumindo contornos de esquizofrenia.

Este post não está a ser escrito numa ligação fornecida pela Zon. Não está porque o serviço pelo qual pago à Zon não funciona. Aparentemente será devido a algum problema do modem/router que a Zon instalou aquando da activação do serviço. Infelizmente (para mim entenda-se, embora a Zon compreenda a minha situação) a Zon não presta apoio ao serviço e ao equipamento que instalou, porque eu tenho um router wireless e a Zon só se responsabiliza pelo serviço de cabo. Essas modernices do Wi-Fi deverão ser tratadas pela PC Medic, empresa com a qual a Zon tem uma parceria, e para usufruir do apoio técnico só terei de pagar 31 cêntimos por minuto (mas atenção que já inclui IVA, como os assistentes da Zon fazem questão de frisar) à Zon!

Sim, para beneficiar de apoio técnico da Zon para uma falha de serviço da Zon, que estará a ser causada presumivelmente por uma avaria num equipamento da Zon, eu tenho de pagar à Zon para entrar em contacto com uma outra empresa da qual nunca ouvi falar e com a qual não tenho contrato ou qualquer tipo de relação. Este é o verdadeiro negócio da China, bem melhor do que o jogador chinês que o Futre queria contratar. O cliente paga à Zon pelo serviço e para beneficiar de apoio técnico no caso de ter problemas com o serviço!

Mas voltemos ao início do problema, para que a história fique bem contada.

No passado domingo, dia 2 de Setembro, ao chegar a casa ao final do dia deparo-me com o facto de não ter acesso à internet. Depois de confirmar de que não se tratava de um problema específico do aparelho que estava a usar (experimentei 6 aparelhos distintos), e não havendo problemas com os serviços de tv e telefone, recorri ao expediente básico de resolução de problemas electrónicos, e que é a primeira sugestão da Zon, de desligar e voltar a ligar o modem/router. Não tendo conseguido um resultado positivo contacto a linha de apoio da Zon, publicitada como sendo gratuita através do serviço telefónico da Zon.

Uma vez explicado o problema, e não tendo o assistente conseguido qualquer resolução ou explicação para o mesmo, sou informado de que a Zon tem uma parceria com a PC Medic para estas situações e de que a minha chamada iria ser transferida directamente para que eu não incorresse em custos. A chamada para a PC Medic acaba por ser infrutífera uma vez que a potencial solução avançada – reset manual ao modem/router – não solucionou o problema. Devido ao adiantado da hora deixo nova chamada para a Zon para o dia seguinte.

Para minha surpresa, na manhã de segunda-feira, dia 3 de Setembro, a ligação Wi-Fi à web está plenamente funcional, indicando que sempre teria ressuscitado o modem/router em função da intervenção da noite anterior. Puro engano. Os sinais de vida foram apenas o canto do cisne, uma vez que ao final da noite já não havia sinal da rede. Adio nova chamada para a Zon, quer pelo adiantar da hora a que cheguei a casa, quer pelo facto de querer satisfazer a curiosidade de perceber se a questão não se deveria a um estranho caso de o modem/router ter alterado a sua rotina diária passando a deitar-se mais cedo.

Esta hipótese não se confirmou uma vez que na manhã de terça-feira continuava sem acesso. Crio uma nota mental de ligar à Zon assim que chegasse a casa no final do dia, e sigo para a minha rotina diária. Esclareço que até a este momento o meu estado de espírito para com esta situação era de frustração, por não usufruir de um serviço pelo qual pago e que me é essencial, e de ligeira irritação, uma vez que não era esta a primeira vez que tinha problemas com o serviço deficiente da Zon que terminam sempre com múltiplos pedidos de desculpa e agradecimentos pela minha compreensão.

A chamada corre dentro da normalidade – no que se pode definir de normal para uma chamada para uma linha de apoio – até ao momento em que sou informado que efectivamente o apoio técnico da Zon não me pode ajudar, pelo que terá de ser a PC Medic a fazê-lo. Questionado o assistente do porquê da Zon não ser capaz de ajudar, sou confrontado com a resposta de que a Zon não se responsabiliza pelos aparelhos que instala em casa dos clientes para que possa fornecer os serviços contratualizados! Mas atenção, esses mesmos dispositivos são pertença da Zon, e foi a Zon que os instalou, mas a Zon não se responsabiliza por prestar apoio técnico quando avariam. Ainda para mais se o cliente teve a ousadia de escolher ter serviço Wi-Fi. Fui eu que escolhi ter acesso wireless, e portanto a culpa de o modem/router que a Zon instalou (sim, aquele que a Zon gosta de apresentar nas publicidades como grande inovação) não funcionar como esperado é da minha responsabilidade. Se eu quisesse ter apenas acesso via cabo, não teria problema com a avaria.

Depois de me informar onde poderia apresentar uma reclamação, pedi então para que me fizessem a ligação com a PC Medic, o que me foi indicado ser impossível pois teria de ser eu a fazer a chamada e pagar os referidos 0,31€ (mas já com IVA incluído) por minuto à Zon pela chamada. Perante os meus protestos pelo facto de ter de pagar à Zon para entrar em contacto com uma terceira entidade que presta um serviço à Zon, para resolver um problema de avaria no serviço da Zon pelo qual eu pago. Logo tenho de pagar 2 vezes à Zon. De notar que não é o valor da chamada que me incomoda (se bem que tendo em conta a demora em resolver o problema eventualmente a conta não será assim tão baixa), mas sim a petulância da Zon em descartar-se da sua responsabilidade enquanto fornecedor de um serviço e o facto de usar este estratagema para lucrar.

Mais interessante ainda, é a informação de que existem 3 modalidades de apoio: 1) telefónico, que já se tinha verificado não ser capaz de solucionar o problema; 2) ao domicílio, um serviço gratuito desde que eu esteja disponível a estar em casa à hora mais conveniente para os técnicos; e 3) numa loja da PC Medic, desde que o problema não seja com o modem/router porque nesse caso na loja não me podem ajudar.

Resumindo, para resolver um problema do serviço da Zon – serviço esse que pago para me ser prestado – tenho de pagar um extra à Zon, para entrar em contacto com uma terceira entidade, mas apenas se eu estiver disposto a abdicar do meu tempo para estar em casa sentado à espera de um técnico.

Ou seja, não tendo eu disponibilidade para fazer isso, porque entre outras coisas tenho de trabalhar, continuo sem puder aceder à internet embora continue a pagar por isso. A Zon compreende a minha situação, mas não se responsabiliza pelas avarias nos seus aparelhos, nem tem de prestar apoio em caso de avaria. No final da conversa ainda tiveram a lata de me perguntar se eu não lhes queria actualizar ou fornecer mais dados pessoais para a minha ficha de cliente.

Confesso que fiquei na dúvida se tudo não se trataria de uma acção da Meo ao colocar os Gato Fedorento a escrever os guiões de apoio ao cliente da Zon.

2 thoughts on “O Maior Trunfo da Meo: o Péssimo Serviço de Apoio da Zon

  1. Carla Rosa

    Boa tarde,

    Já conhece as campanhas que o serviço MEO lhe oferece?
    Posso ajudá-lo em todo o processo, se estiver interessado em aderir e oferecer-lhe condições bastante vantajosas.

    Contacte-me!

    Carla Rosa
    Telefone: 21 500 62 68
    Telemóvel: 96 450 75 31

    Clique no link abaixo que eu ligo-lhe gratuitamente:
    http://pages.byside.com/meo/pt/redessociais

    Responder
  2. Isabel Maria

    Estou a viver exactamente o mesmo problema. Até já me mudaram o router mas quarta-feira tornam cá porque o sinal está uma lástima. Foi-me dito por um técnico que o problema é nos routers e tem que ver com um firmeware instalado pela Novabase, e agora não sabem como resolver. Nos meses anteriores quando me queixava, diziam que era do meu PC, que era do repartidor…tudo menos culpa deles. Não tenho saúde para isto!!!

    Responder

Deixar uma resposta

