O Porquê deste Blog

Este blog terá como propósito principal servir como repositório dos meus pensamentos e opiniões relacionados com as áreas da psicologia social, marketing, publicidade e web 2.0. A psicologia social é a área de estudo da psicologia que mais similaridades possui com as ciências empresarias, havendo um enorme potencial de complementaridade entre estes dois campos do saber que, em minha opinião, não tem sido devidamente explorado.

Por outro lado, este blog visa preencher um vazio existente ao nível da web nacional (blogs e sites): a ausência de um local onde se fale de psicologia social! É também um dos meus objectivos ir apresentando estudos na área da psicologia social largamente desconhecido do grande público e que representam algumas das mais importantes descobertas alguma vez feitas relativamente ao corpo humano.

Quem é o autor?

O autor deste blog dá pelo nome de Bruno Ribeiro, tem 25 anos e é licenciado em Psicologia, com pré-especialização em Psicologia Social da Política e da Economia. Actualmente trabalha com Técnico de Recursos Humanos no Grupo Ibersol, contando no seu percurso profissional com um ano como Gestor de Estudos de Mercado na Optimus Telecomunicações, SA.

Já leva alguns anos de blogosfera, sendo também o editor do blog PubADdict. No passado foi também colaborador do já extinto Terceiro Anel.

Porquê Dissonância Cognitiva?

O termo Dissonância Cognitiva foi cunhado em 1957 pelo psicólogo social Leon Festinger, e representa o sentimento de ansiedade e de tensão interna provocado pela existência de duas crenças opostas, ou quando o comportamento de uma pessoa se encontra em conflito com aquilo que são os seus valores e/ou atitudes.

A escolha deste termo para o nome deste blog prende-se com o facto da teoria da dissonância cognitiva ser um dos ramos de estudo da psicologia social que melhor se aplica à área do marketing.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s