Impacto do Sexo em Publicidade (II): Argumentos a Favor

Ontem apresentei aqui resultados de um estudo que indiciava que o uso de imagens de cariz erótico ou sexual não facilita a recordação de anúncios publicitários. Hoje, é a vez de apresentar argumentos a favor do uso desse tipo de conteúdo, recorrendo uma vez mais aos resultados de um estudo científico.

O estudo em causa, Nucleus accumbens activation mediates the influence of reward cues on financial risk taking, da autoria de Brian Knutson et all., professor auxiliar de Psicologia na Universidade de Stanford, colocou à prova o efeito que determinado tipo de imagens poderia ter na previsão do comportamento financeiro de risco por parte dos sujeitos, todos eles homens.

Os autores apresentaram aos sujeitos três tipos diferentes de imagens: 1) imagens capazes de elicitar uma resposta positiva (imagens de conteúdo erótico); 2) imagens neutras (no caso imagens de material de escritório); 3) imagens que elicitassem respostas negativas (imagens de cobras e aranhas). Imediatamente após a visualização das imagens, os sujeito teriam de escolher entre fazer uma aposta de maior ou menor risco, sendo que as hipóteses de saírem vencedores de cada aposta eram iguais. Falta acrescentar que os dados eram recolhidos através de ressonância magnética funcional (fMRI).

Os resultados demonstraram que quando expostos a imagens de cariz erótico/sexual os sujeitos apresentavam uma maior tendência para aceitar a aposta de maior risco, sobretudo se vinham de uma sequência de escolhas de menor risco. Ou seja, a exposição de imagens de cariz erótico predispunha os sujeitos a um comportamento mais arriscado quer fosse esse o seu padrão habitual ou tivesse demonstrando até ao momento um comportamento mais cauteloso.

Estes dados demonstram que de facto as imagens de cariz erótico podem ter um efeito relevante sobre os consumidores ao colocá-los numa maior disposição para arriscar, o que os tornará mais dispostos a fazer compras por impulso ou para apostas mais elevadas. Não será por acaso que nos casinos é normal as empregadas usarem pouca roupa, ou que os sites de casinos online esteja repletos de conteúdos de índole erótica.

Fica no entanto a precaução de que estes dados apenas foram recolhidos junto de uma amostra masculina pelo que é incerto se terão a mesma relevância para o público feminino. É ainda importante ter em conta, que as apostas se deram imediatamente após a visualização das imagens, o que de certa forma torna esta descoberta menos praticável para o dia-a-dia, exceptuando em negócios em que seja possível ter este tipo de imagens em apresentação (assim de repente, as oficinas de mecânica e os programas de teleshopping parecem adequar-se). Não é garantido que os efeitos decorrentes da visualização das imagens se mantenha durante um maior período de tempo.

Ainda assim, para o publicitário ou o marketeer atento, esta informação poderá ser de maior importância na venda de um produto caso sejam capazes de associar eficazmente as imagens ao produto. Do ponto de vista dos consumidores, este estudo pode servir de aviso no sentido de se evitarem erros gravosos devido a compras impulsivas após a visualização de imagens eróticas. Não há necessidade de um banho frio, mas distrair a mente com qualquer outra tarefa não associada é um bom conselho que aqui fica!

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3 thoughts on “Impacto do Sexo em Publicidade (II): Argumentos a Favor

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