Estudo Indica que Consumidores Usam Social Media para “Bater” nas Empresas

Embora tal não deva ser surpresa para ninguém, um estudo realizado pela Society for New Communications Research nos Estados Unidos, indica que o Social Media vem desempenhado um papel fundamental na troca de experiências comercias entre os consumidores. Sejam recomendações, queixas ou informações as plataformas que a Web 2.0 coloca ao serviço do público servem como local privilegiado para obter conhecimento acerca de uma empresa, os seus produtos/serviços e o seu relacionamento passado como outros consumidores.

Alguns dados que importa reter e reflectir sobre as suas implicações:

  • Cerca de 59% dos inquiridos indica falar sobre as suas experiências com as empresas nas plataformas de social media
  • 72% procura informações online acerca do serviço de apoio a clientes de uma empresa antes de fazer negócio
  • 74% indicou escolher empresas/marcas baseando-se nas informações partilhadas online por outros consumidores
  • Cerca de 81% acredita que os vários serviços de social media podem ajudar os consumidores a terem uma voz mais “presente” no que respeita ao apoio ao cliente prestado pelas empresas. No entanto, menos de 33% acredita que essas mesmas empresas levem a sério as opiniões dos consumidores.

Em suma, este estudo vem apenas reafirmar a importância que os social media vão assumindo nos dias de hoje nas relações entre empresas e consumidores. Esta é uma informação de importância vital para qualquer empresa que procure ter sucesso – sobretudo junto às franjas etárias com maior índice de utilização de novas tecnologias. A gestão de reputação online é hoje em dia uma necessidade vital para toda e qualquer empresa (mais sobre este assunto ainda esta semana).

Acho importante realçar, como fiz com o bold acima, o facto de apenas alguns dos inquiridos considerarem que as opiniões expressas pelos consumidores online são encaradas com seriedade pelas empresas. E isto num mercado, o dos EUA, onde estes meios já entraram na vida empresarial há algum tempo. No fundo, a desconfiança dos consumidores relativamente às empresas e o sentimento de impotência perante o “autismo” com que as suas queixas são tratadas, continua numa altura em que se esperaria um pouco mais de abertura por parte das empresas.

Nota importante: o estudo com pouco mais de 300 utilizadores regulares da Internet. Não só se trata de um número reduzido em termos de representatividade, como se trata de um grupo de pessoas que não corresponde ao consumidor-típico. Ainda assim, os dados são interessantes já que este é o público-alvo de muitas empresas e porque se tratam de pessoas capazes de influenciar as escolhas de outros consumidores. Ainda assim, cuidado com as extrapolações!

One thought on “Estudo Indica que Consumidores Usam Social Media para “Bater” nas Empresas

  1. Pingback: Mais Estudos Sobre Social Media e a sua Importância no Marketing « Dissonância Cognitiva

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s