Correlação Não é Causalidade (Só Para Lembrar)

Recentemente encontrei notícias acerca de dois estudos que apresentavam dados muito interessantes do ponto de vista social e que fariam as delícias de muitos grupos e personalidades políticas, apenas para, uma vez mais, me desiludir com a tendência de assumir inferências causais quando elas não estão presentes. Um dos estudos em causa reportava a ligação entre a publicidade a tabaco e o aumento do consumo do produto entre os jovens indianos, enquanto o outro aborda a importância diferenciada dos genes e do ambiente social no desencadear do consumo de álcool entre os jovens.

Por muito interessantes, e importantes, que os dados sejam é necessário ter em conta que os estudos são correlacionais, isto é, mostram de facto a existência de relações existentes entre variáveis mas não apontam nem o sentido dessa relação nem tão pouco definem com certeza que essa relação não é resultado da influência de uma outra variável.

No caso concreto do consumo de tabaco entre os jovens indianos é tão provável este aumento dever-se ao aumento de publicidade feito ao produto, como ter sido esse aumento a levar ao incremento do investimento publicitário. Da mesma forma, é possível que algumas mudanças culturais que têm vindo a suceder na Índia estejam relacionadas com estes dois dados. No caso do estudo acerca do impacto dos genes na predisposição para o consumo do álcool, a quantidade de variáveis que escapam ao controlo dos investigadores é enorme, mesmo quando estamos a falar da comparação de gémeos. É completamente impossível garantir que duas pessoas apenas se distinguem entre si devido ao património genético ou devido às influências sociais que os rodeiam.

Não quero com isto dizer que estes estudos devam ser ignorados. Ambos têm mérito e apontam para situações que vale a pena estudar e avaliar. Preocupa-me no entanto o impacto que os mesmos poderão ter em termos de medidas políticas e sociais. É que se a maioria dos investigadores científicos sabem que correlação não significa causalidade, o resto da população, mesmo aqueles que detém cursos superiores ou ocupam cargos de elevada importância, tendem a negligenciar este “pequeno” pormenor!

Anúncios

2 thoughts on “Correlação Não é Causalidade (Só Para Lembrar)

  1. Pedro

    Para divulgação:

    Simpósio Sobre Eventos Desportivos e Investigação em Ciências Sociais
    Campus Universitário de Almada do Instituto Piaget
    8 e 9 de Maio de 2008

    O Campus Universitário de Almada do Instituto Piaget organiza, nos dias 8 e 9 de Maio, um Simpósio subordinado ao tema: “Eventos Desportivos e Investigação em Ciências Sociais”, em colaboração com a Federação Portuguesa de Futebol.

    Esta iniciativa tem como objectivo enfatizar o papel dos eventos internacionais no reforço das identidades de cada país e nas relações de grupos, recorrendo à Psicologia e Sociologia do Desporto. Servirá de base o exemplo do Euro 2004, e a sua influência nas emoções e identidade social dos portugueses.

    Neste evento ocorrerá o lançamento do livro “Identidade e Emoções em Eventos Desportivos: O caso Euro 2004“ (Cristina Sousa e Jorge Correia Jesuino, Coords.) com a apresentação por Vítor Serpa Director do jornal “A Bola”.

    Destina-se a Investigadores, docentes, estudantes e organizações com interesse na área.

    Informações e inscrições:
    http://www.facinlab.com/simposio.htm
    http://www.ipiaget.org
    Doutora Cristina Sousa
    Mestre Sónia Gonçalves
    Telf. 212 946 250 (ext.313)
    Fax. 212 120 352
    csousa@almada.ipiaget.org
    sgoncalves@almada.ipiaget.org

    Responder
  2. Pingback: O Fim das Teorias Científicas? Felizmente Não! « Dissonância Cognitiva

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s