O Twitter como Ferramenta de Estudos de Mercado

Ainda recentemente mencionei o uso de uma ferramenta para o Twitter que nos permite lançar à comunidade questões simples e práticas, o StrawPoll. Ou seja, ideais para se iniciar uma discussão que pode depois avançar para outros meios. No caso concreto, uma questão que lancei no Twitter terminou com um post neste blog.

Das várias ferramentas disponíveis relacionadas com o Twitter (e cada vez são mais) esta será a que considero mais revolucionária e que trará maior valor acrescido. Uma simples questão lançada a uma comunidade pode originar uma discussão altamente produtiva. Do ponto de vista empresarial, ou do ponto de vista jornalístico, esta é uma ferramenta de valor incalculável se for bem usada.

Usando o StrawPoll qualquer empresa pode, desde que tenha uma presença efectiva e participante no Twitter, fazer micro-estudos de mercado de forma gratuita e eficaz. Claro que não me refiro a estudos de grande dimensão que tenham por objectivo analisar questões de fundo relativamente aos produtos e serviços disponibilizados. Falo de pequenas questões onde muitas vezes se desperdiçam milhares de euros desnecessariamente.

É normal que uma empresa tenha a necessidade de saber na hora o que os clientes pensam de certa campanha ou promoção, algo inviável no modelo tradicional dos estudos de mercado já que há necessidade de estabelecer contactos e definir protocolos. Com esta ferramenta no entanto, uma empresa pode lançar a questão aos seus clientes e recolher o seu feedback qualitativo, já que é impossível estabelecer representatividade e significância estatística a partir deste tipo de metodologia. Depois é só seguir o fluir natural da conversa para saber aquilo que os clientes pensam ou sentem acerca do tópico em discussão. Com pouco esforço uma empresa pode considerar fazer uma análise in loco do mercado e ao mesmo tempo envolver os clientes nos processos de tomada de decisão da marca, o que aumenta os seus níveis de atracção e lealdade para com a mesma.

Do ponto de vista jornalístico, basta ver o caso do terramoto na China para se perceber a importância que o Twitter pode ter na descoberta de tópicos noticiosos. Mas reportando-me apenas e só ao uso do StrawPoll, um jornalista pode usá-lo para obter opiniões e comentários tanto de experts como de “pessoas comuns” acerca de um dado tema, enriquecendo o seu trabalho e, possivelmente, entrando em contacto com novas fontes e recursos que desconhecia.

Em suma, esta pequena ferramenta tem um potencial enorme desde que manejada de forma sábia.

Leituras complementares:

A importância do Twitter – Paulo Querido

Entrevista sobre o Twitter – Alexandre Gamela

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