A Difícil Tarefa do MySpace em Portugal

Na passada terça-feira foi oficialmente lançada a versão portuguesa da social network MySpace. O evento foi marcado por uma festa no Lux em Lisboa, para a qual foram convidados alguns bloggers através da Torke 2.0. Fui um desses convidados, mas por questões pessoais e profissionais não pude marcar presença. De qualquer forma, reitero o meu agradecimento ao Daniel Caeiro pelo convite e pela abertura da Torke (tanto a tradicional como a 2.0) têm vindo a demonstrar para com a blogosfera.

O lançamento da versão portuguesa do MySpace é um acontecimento bastante interessante, sobretudo por não ter precedente em termos de social networks. A ideia da festa de lançamento foi claramente a de gerar buzz sobre a existência de uma versão portuguesa e com isso tentar atrair o maior número possível de pessoas para o MySpace. É que apesar do sucesso a nível internacional, o MySpace não tem em Portugal a mesma expressão com que conta em outras paragens. Basta aliás aceder aos rankings Alexa (não é a fonte perfeita, mas é a que no momento oferece melhores comparações) para Portugal para constatarmos que o MySpace ocupa o 23º lugar, atrás do Orkut (17º) e muito atrás do Hi5 (2º) a social network de eleição em Portugal.

Para se ter uma noção da diferença que o MySpace terá de ultrapassar, deixo abaixo dados retirados do Google Trends que apresentam o volume de pesquisas feitas para estas 3 social networks a nível global e, no segundo caso, apenas em Portugal:

1) Volume de Pesquisa a nível Global:

2) Volume de Pesquisa em Portugal

Como facilmente se constata por estes gráficos o Hi5 tem uma vantagem enorme que dificilmente outra social network irá conseguir abater, a menos que ofereça algo de novo e de absolutamente inovador. Nas condições actuais, é possível que a festa de lançamento e uma maior atenção mediática catapultem o MySpace para o segundo lugar ultrapassando o Orkut, mas isso será insuficiente para ameaçar o domínio do Hi5. Isso acontece porque este último se implantou primeiro e porque a novidade das social networks já passou. Quem tem perfil no Hi5 precisará de um motivo muito forte para criar um no MySpace e “trocar” de paragens virtuais.

Pessoalmente, acredito haver possibilidade de conseguir aumentar o perfil do MySpace e de conseguir que um maior número de pessoas se mudem para a social network das News Corp. Mas isso fica para outro post.

One thought on “A Difícil Tarefa do MySpace em Portugal

  1. Pingback: Como tornar o MySpace Líder, e Motivar os Portugueses para o Euro « Dissonância Cognitiva

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s