O Princípio da Escassez na Procura da Nintendo Wii no Natal

Na última passagem de ano tive a oportunidade de visitar familiares meus na Rep. Irlanda. Para além de rever os meus familiares e de visitar pela segunda vez um país fantástico, pode assistir in loco a uma aplicação tremendamente eficaz do princípio da escassez pela Nintendo. A verdade é que a Irlanda foi completamente assolada por uma loucura pelos produtos Nintendo, mais concretamente pela Nintendo Wii e pela Nintendo DS.

A elevada procura tornou as dois consolas os produtos mais desejados durante o período de Natal. Rapidamente as lojas da especialidade foram inundadas por multidões à procura dos produtos que rapidamente esgotaram. Perante a perspectiva da desapontarem os seus filhos, ou mesmo a si próprios, houve muita gente que procurou então comprar os produtos a privados que os tinham conseguido adquirir previamente. Claro que, como nos diz a lei da oferta e da procura, os preços neste mercado paralelo assumiram valores exorbitantes que nem toda a gente estava disposta a pagar.

A questão rapidamente começou a interessar aos media o que apenas levou a que o interesse pelo produto aumentasse (aqui podemos ver a norma da validade social em acção). Aproveitando a onda, a Nintendo começou a enviar novos stocks dos produtos para as lojas embora não em número suficiente para satisfazer a procura. Estas pequenas remessas levavam a que cada vez que uma loja recebia uma, rapidamente as filas se acumulavam aumentando ainda mais a percepção de escassez e de desejabilidade do produto.

Com o aproximar do dia 24 e perante a impossibilidade de lançar no mercado o número de consolas suficiente para garantir que todos os interessados conseguiam uma, a Nintendo rapidamente avisou que após o Natal iriam chegar às lojas novas remessas. Aproveitando a dica, as lojas rapidamente colocaram ao dispor dos clientes listas de espera que os interessados poderiam assinar para depois terem a oportunidade de comprar uma Wii (aqui temos um bom uso da norma da consistência). Só para terem ideia do sucesso desta medida, no dia 3 de Janeiro ainda havia filas de pessoas à espera de comprar a consola que lhes havia fugido no Natal.

Este post pertence à serie Princípios de Persuasão.

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