Dois Lançamentos que Importa Realçar

Foi hoje lançado o blog do projecto ptblogs. Este projecto nasceu em sequência de uma série de discussões na sala ptblogs no FriendFeed e acabou por se tornar num projecto mais amplo na blogosfera portuguesa. Mais concretamente:

O ptblogs é no fundo uma iniciativa de todos – os que quiserem aderir – para todos, pretendendo funcionar como um núcleo gravitacional de iniciativas sobre temas ligados à blogosfera, seus contornos e interacções. Para além disso, esta iniciativa pode também encarar-se como um veículo de comunicação que pretende colocar-se à disposição de um conjunto de pessoas com um denominador comum, proporcionando espaços de discussão e formas alternativas de transmitir uma mensagem que de outra forma seria dispersa e desagregada, ficando presa somente nos blogs individuais e iniciativas de cada um de nós.

Também hoje, foi lançada a versão final do Twingly, o motor de pesquisa de blogs europeu. Já há algum tempo que este serviço estava em versão beta e foi hoje finalmente lançado a versão pública. O Twingly tem como grande distinção o facto de querer ser um motor de pesquisa livre de spam, o que vai conseguindo ao “obrigar” quem quiser ver o seu blog indexado a submete-lo previamente para avaliação. Como experimentador da versão beta, posso dizer que fiquei agradavelmente surpreendido com a qualidade das pesquisas e com a possibilidade de definir a linguagem em que se pretende efectuar a pesquisa.

Tal como acontece com o Technorati, também o Twingly possui uma fórmula de “autoridade” calculado através de um algoritmo para o qual ainda não encontrei nenhuma explicação. Neste momento, como principais pontos fracos deste serviço tenho a apontar a limitação da pesquisa temporal que só permite limitar a pesquisa até a 1 mês de distância actual, e o facto de não ter incorporado um qualquer sistema de trends que nos permita ver a evolução de um dado termo ao longo do tempo. De qualquer forma, sobretudo para pesquisas mais locais, trata-se de um serviço a ter em conta que tem um grande potencial de crescimento assim que um maior número de blogs forem adicionados à base e se aumente o leque de serviços disponíveis.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s