4 Motivos pelos quais as Empresas devem Escutar os Social Media

Monitorizar os social media, e em especial a blogosfera, não serve ou não deve servir apenas para evitar problemas de reputação. Existem outras vantagens competitivas que as empresas podem retirar desta actividade. Em minha opinião existem 4 grandes motivos pelos quais qualquer empresa, que procure ter sucesso nos dias de hoje, deve estar atenta aquilo que se escreve e se comenta nestes novos meios de comunicação:

1. Gestão de reputação – ao monitorizar eficazmente os social media, uma empresa estará sempre alerta e terá conhecimento quase imediato de toda e qualquer opinião que seja colocada online sobre si e os seus serviços e/ou produtos. Desta forma, poderá actuar antes que uma experiência negativa de um dado cliente se transforme numa “revolta” generalizada capaz de prejudicar a imagem e os proveitos da empresa.

2. Gerir crises de comunicação – as pessoas erram! É um facto simples e óbvio. É por isso natural que, mais tarde ou mais cedo, alguém com um cargo importante numa empresa profira algo inadequado que acabará por ser analisado de forma implacável online. É importante que uma companhia tenha sob vigilância os social media para poder intervir e tentar minimizar os problemas ou corrigir qualquer mal entendido.

3. “Observar” a concorrência – tão importante como descobrir aquilo que os outros dizem e pensam acerca da nossa empresa é obter a mesma informação acerca dos nossos concorrentes. Saber aquilo que fazem bem ou compreender o que leva a que os consumidores não os prefiram é informação vital para o sucesso de qualquer empresa.

4. Estudar o Mercado – os estudos de mercado são caros e levam tempo a ser realizados (pelo menos se forem bem feitos!). Mas são fundamentais para compreender o mercado e os clientes que se pretende conquistar. A blogosfera é um excelente “local” para recolher informação qualitativa acerca da satisfação dos consumidores bem como inteirar-se de novas tendências que vêm surgindo e que merecem ser exploradas, possivelmente antes que a concorrência o faça.

Existirão outros motivos para que a monitorização dos social media seja uma preocupação de qualquer empresa, mas penso que estes quatro são os mais prementes. Como sempre, a caixa de comentários está aberta a críticas e sugestões.

No próximo post desta série irei abordar de forma mais concreta aquilo que deve ser monitorizado.

Advertisements

5 thoughts on “4 Motivos pelos quais as Empresas devem Escutar os Social Media

  1. Pingback: O Que Devem Todas as Empresas Monitorizar nos Social Media « Dissonância Cognitiva

  2. Pingback: As Crises e a Internet | (It's) Not About You

  3. Pingback: 45 Ferramentas Essenciais, e Gratuitas, para Monitorizar os Social Media « Dissonância Cognitiva

  4. Pingback: Como Montar um Centro de Monitarização dos Social Media Básico em Menos de 20 Minutos « Dissonância Cognitiva

  5. Pingback: Monitorização de Media Sociais | (It's) Not About You

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s