Como Montar um Centro de Monitarização dos Social Media Básico em Menos de 20 Minutos

Nesta série de posts já expliquei porque deve monitorizar os social media; já identifiquei aquilo que deve monitorizar; defini os locais onde deve centrar a sua monitorização; e listei as ferramentas que existem para poder montar uma estratégia de monitorização simples e sem custos. Agora chegou a altura de explicar como fazê-lo de uma forma simples e sem grandes perdas de tempo.

Como sei que nem toda a gente tem disponibilidade para criar o centro de monitorização ideal, ficam aqui algumas instruções para montar uma solução básica mas ainda assim eficaz. No entanto, se pretende levar a monitorização dos social media, recomendo não só a leitura de todos os meus posts acerca do tema, bem como uma pesquisa acerca do tema para conhecer outros pontos de vista e algumas dicas que aqui não abordei.

Tarefa prévia: anotar numa folha todos os termos relacionados com a sua empresa e produtos que lhe interesse monitorizar.

  1. Crie uma conta no Google específica para a tarefa. Para além da conta do Gmail activar o Google Reader (1 minuto).
  2. Nos serviços de alertas (Google Alerts) crie alertas de e-mail para dados relevantes: nome da empresa e dos principais produtos, nome das personalidades mais relevantes da empresa, pesquisas direccionadas para a área de negócio (5 minutos).
  3. Nos motores de pesquisa dedicados a blogs, efectue pesquisas para o nome da empresa, das marcas que detém, dos produtos/serviços disponibilizados, figuras proeminentes na estrutura da empresa, e para as keywords que anotou na sua folha da tarefa prévia. Subscreva os feeds dessas pesquisas no Google Reader (5 minutos).
  4. Repita a tarefa 3 nos motores ou serviços de pesquisa para o Twitter, para grupos online, e para fóruns (5 minutos).
  5. Defina um dia por mês para utilizar as ferramentas de análise de tendências (1 minuto).

Estes 5 simples passos já permitem criar um centro de monitorização básico – o que será suficiente para a maioria dos casos. Já poderá seguir aquilo que se diz nos social media acerca da sua empresa e dos seus principais produtos. Para quem quiser avançar para uma monitorização mais aprofundada, uma leitura dos posts que compõem esta série de “Escutar os Social Media” deverá ser suficiente para esclarecer as principais dúvidas, até porque a maioria das ferramentas que proponho são intuitivas o que permite uma aprendizagem rápida das suas funcionalidades.

Um centro de monitorização mais avançado envolveria criar alertas e feeds de pesquisa para os termos relacionados com os principais concorrentes e com os seus produtos e serviços, aumentar e melhorar a pesquisa relativa ao mercado recorrendo a pesquisa booleana, analisar os blogs que se dedicam a temas relacionados com os mercados em que se compete no sentido de identificar quais os principais influenciadores da discussão…

A minha recomendação, para quem ainda não tem qualquer estratégia de monitorização adoptada, é de que comece a dar pequenos passos e que vá progressivamente evoluindo, refinando as pesquisas e alargando o foco da monitorização. Essa evolução passa em larga escala por uma maior atenção dada aos social media, lendo, participando e aprendendo com os exemplos dos outros.

Nota: se quiser “fazer batota” use o bónus e recorra ao Monitor This. Com isso, consegue reduzir o tempo de montagem do seu centro de monitorização básico para menos de 10 minutos. No entanto, recomendo o processo mais longo porque lhe permitirá ir aprendendo a usar as ferramentas o que lhe poderá ser útil se no futuro quiser elevar o seu centro de monitorização para um nível mais elevado.

One thought on “Como Montar um Centro de Monitarização dos Social Media Básico em Menos de 20 Minutos

  1. Pingback: Monitorização de Media Sociais | (It's) Not About You

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