Bloggers Unidos?

O Paulo Querido lançou para a discussão um tema que já foi sendo falado em outros locais: a criação de uma associação de bloggers portuguesa! A ideia pode parecer um pouco estranho ao início, mas a verdade é que tarde ou cedo se acabará por entranhar. Antes de mais convém esclarecer que uma tal associação não terá pretensões de ser um “sindicato” ou “um grupo exclusivo” onde só entram alguns. A ideia é a de criar uma associação capaz de representar publicamente os seus membros, sendo estes aqueles bloggers que voluntariamente se associarem à ideia, de forma a desmistificar um pouco a ideia que muita opinião pública ainda tem sobre os blogs, em grande parte ajudada pela falta de informação de parte da comunicação social.

Nos últimos tempos ocorreram dois episódios que apresentaram os blogs de uma forma negativa na comunicação social: o programa “Aqui e Agora” da SIC, e o caso Póvoa Online. Nos dois casos, os “especialistas” chamados a falar sobre os temas demonstraram um total desconhecimento do que são os blogs e a blogosfera. Apoiaram-se em clichés e tomaram a parte como o todo para criticar os blogs. A blogosfera que aí descrita existe, mas em menor proporção do que aquilo que se pretendeu fazer crer, e é precisamente nessa distinção que uma tal associação de bloggers teria de centrar o seu trabalho: credibilizar os blogs junto da comunicação social e da opinião pública!

Como é óbvio esta medida – se vier a concretizar-se – terá tantos defensores como detractores, e também é certo que haverá muita gente que lhe será indiferente. Para quem vê nos seus blogs um passatempo ou um meio de diversão, ser-lhe-á completamente irrelevante a existência ou não de um movimento que vise credibilizar o meio. Mas para muitos, onde eu me incluo, os blogs que escrevem são não só um passatempo mas também um espaço de afirmação pessoal e, sobretudo, profissional que não teriam disponíveis sem estas ferramentas. Para quem tem, ou pretende ter, nos blogs uma extensão da sua vida profissional a constante descredibilização destes meios é um claro obstáculo a uma afirmação pessoal.

Mesmo sendo pró uma iniciativa do género, mantendo claro que não se trata de algo impositivo ou de “atestar a qualidade” dos blogs, a questão que coloco é a seguinte: estará Portugal pronto para isto? E por Portugal refiro-me tanto à comunicação social e à opinião pública, como aos próprios bloggers portugueses.

Advertisements

3 thoughts on “Bloggers Unidos?

  1. Pingback: Certamente! blogosfera: Devem bloggers criar uma associação? (actualizado)

  2. Pingback: Blogs Corporativos: A Falta Deles em Portugal « Dissonância Cognitiva

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s