Blogs Corporativos: A Falta Deles em Portugal

A blogosfera portuguesa é rica em “género”. Para praticamente todo o tipo de blogs que se possa imaginar, é possível encontrar uma versão nacional. Sobre política, desporto, cinema, tecnologia, pornografia, wrestling, intimistas, projectos de grupo, marketing, blogs sobre blogs… Existem blogs portugueses para todos os gostos e feitios! Existe no entanto um tipo de blogs que está claramente sub-representado: blogs corporativos!

Claramente os blogs corporativos são um género que ainda não entrou na fauna blogosférica nacional. Existem uns poucos, sobretudo nas áreas da tecnologia e agências de comunicação, mas no panorama global é realmente um género de blog que “ainda não pegou” por cá. Esta situação deve-se, do meu ponto de vista, a dois factores: má imagem dos blogs junto da opinião pública e falta de compreensão por parte das empresas daquilo que são os blogs!

O primeiro ponto já aqui foquei quando falei da possibilidade de se criar uma associação de bloggers portugueses. A imagem dos blogs nacionais é, como grande parte dos assuntos, definida pelo tipo de cobertura que lhes é dada pela comunicação social (CS). Ora, ainda há uma grande parte do CS que vê os blogs não como oportunidades de obter conhecimento e de encontrar histórias, mas como uma ameaça que importa combater. Enquanto se continuarem a proferir enormidades como as que podemos assistir na SIC, dificilmente os blogs assumirão qualquer tipo de aura de credibilidade. Como é óbvio, nenhuma empresa quer ser associada a situações mal vistas pela sociedade. Não é por isso de estranhar que nenhuma grande empresa nacional tenha algum blog, sobretudo quando estes são conotados publicamente com calúnias, difamação, terrorismo e pedofilia. Mesmo sendo esta uma visão parcial e errada do cenário da blogosfera nacional.

Mas para além desta “má imagem” existe ainda a questão da falta de compreensão por parte do mundo empresarial português daquilo que realmente são os blogs. Parece-me que para a maior parte das empresas os blogs são algo que não lhes diz respeito; uma moda de adolescentes e geeks, e no funda uma perda de tempo. Não percebem que os blogs representam um meio de comunicação novo, em que se estabelecem diálogos e não conversas unidireccionais em que as empresas “falam” e os consumidores “ouvem”. Ainda não perceberam que este é um meio em que os dois lados comunicam e escutam. Ou se calhar, percebem perfeitamente isto mas têm receio do que esta nova realidade lhes pode trazer e pode representar para o seu modelo tradicional de comunicação com os clientes.

Como é óbvio, os blogs corporativos têm potenciais problemas para qualquer organização. Desde logo a possibilidade de passarem despercebidos e representarem por isso uma perda de tempo. Acredito que muitas empresas vejam nos sistemas de comentários e de feedback que fazem parte dos blogs como uma porta de entrada a críticas destrutivas por parte de consumidores desagradados. Outros pensarão que não valerá a pena ter um blog porque não têm nada a dizer aos seus clientes. Neste último caso, o mais provável é que se pense que os clientes não querem ouvir aquilo que a empresa tem para dizer e não o facto de isto corresponder à realidade. Uma empresa que não tenha nada a dizer aos seus clientes, é uma empresa fechada e que corre o risco de perder os seus clientes para um concorrente mais disponível.

Não quero com isto dizer que todas as empresas devam criar os seus próprios blogs, apenas pelo simples facto de seguirem a moda. Existem empresas para as quais um blog não acrescente nada de essencial na sua estratégia. Mas para outras, esta é uma excelente oportunidade que estão a perder!

Advertisements

3 thoughts on “Blogs Corporativos: A Falta Deles em Portugal

  1. Daniel

    Não e por falta de explicação ou de propostas.
    Muitas vezes é simplesmente uma realidade que não arranja espaço próprio na cabeça daqueles que decidem.

    Responder
  2. Pingback: Blogs Corporativos: Uma questão de Branding e não de Publicidade « Dissonância Cognitiva

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s