Blogs Corporativos: Qual o Foco Ideal para este tipo de Blogs?

Tal como acontece com os blogs pessoais, os blogs corporativos podem centrar-se num único ou em vários tópicos. Mas mais importante do que os temas, que estão relacionados com o tipo de negócio da empresa em questão, está o enfoque que é dado ao blog, isto é, sobre o que se irá centrar o blog e quais os tópicos sobre os quais se irá escrever.

Pode parecer um pouco confuso estar a falar de tópicos e de foco do blog como coisas distintas, mas podemos colocar o primeiro a nível mais prático, dos posts escritos, enquanto o segundo estaria mais um nível conceptual, como linha orientadora do blog e que ditaria quais os tópicos a serem abordados neste. Na minha opinião é possível distinguir 5 tipos de blogs corporativos de acordo com o enfoque que estes seguem: 1) focado na empresa; 2) focado num departamento da empresa; 3) focado no produto; 4) focado no mercado; 5) focado num indivíduo da empresa. Analisemos cada uma das alternativas:

1. Focado na Empresa

Um blog focado na empresa aborda, ou deverá abordar, os vários aspectos da “vida” desta, desde os produtos ou serviços que disponibiliza ao ambiente interno da empresa, passando pela relação que mantém com os clientes e abordando ainda o mercado onde se movimente. Do ponto de vista da transparência corporativa, este é o tipo de blog ideal já que todos (obviamente que não todos, mas grande parte) os aspectos da empresa são tópico de discussão no blog. Como ponto negativo o excesso de transparência pode não ser assim tão positivo para a empresa, e corre-se o risco de se saturar os leitores com tópicos que não são do seu interesse, para além de que uma dispersão excessiva dos tópicos a abordar nem sempre é a melhor solução para um blog.

2. Focado num Departamento da Empresa

A única diferença entre este tipo de blog corporativo e o anterior exemplo é o de que a transparência e os tópicos abordar são apenas aqueles que caem dentro do âmbito específico do departamento no qual o blog se foca. Teremos aqui um blog apenas centrado no departamento de Marketing, Comunicação, Apoio ao Cliente, Recursos Humanos… Esta pode ser uma boa solução para uma empresa de grandes dimensões e que pretenda implementar um blog por cada departamento, ou quase. Um benefício óbvio deste tipo de blog é o facto de ser um blog de nicho o que aumenta as probabilidades de interacção com os leitores. Um ponto negativo é que, sendo um blog focado em apenas um aspecto da empresa, exige criatividade por parte de quem o escreve para se manter a longo prazo. Em todo o caso, nada impede que um blog focado num certo departamento tenha conteúdos acerca de outros departamentos sempre que tal se justifique.

3. Focado num Produto

Este tipo de blogs é ideal para produtos de culto (ex. Harley Davidson), produtos que resistem ao tempo com sucessivos upgrades (ex. VW Golf), ou na altura do lançamento de um produto. Neste último caso, a menos que o produto se torne um sucesso e veja um culto crescer em seu redor, o tempo de vida do blog não deverá ser superior a 1 ano, já compreendendo o período pré-lançamento e um acompanhamento nos meses subsequentes ao lançamento do produto no mercado. Mais simples será manter um blog de um produto de culto já que o interesse e o nível de relacionamento dos consumidores com o produto será mais elevado. Da mesma forma, um blog dedicado a um produto que se vai mantendo, com as necessárias actualizações, ao longo do tempo pode servir como registo dessas mesmas evoluções. Tal como no caso dos produtos de culto, este tipo de produtos deverá ter um público-alvo interessado (daí o resistir à passagem do tempo), mas dificilmente terá o mesmo nível de interacção, já que se não chegou ao estatuto de culto é porque se trata de um produto que se manteve sobretudo pelos seus benefícios práticos e não pelo apelo emocional, que é o que acontece mais frequentemente nos produtos de culto.

4. Focado no Mercado

Este é o tipo de blog ideal para empresas de serviços. Como o produto que pretende vender é a sua qualidade de experts num determinado assunto, o blog ideal para este tipo de empresas é aquele que se foca no mercado em que actua de forma a transmitir o conhecimento dos seus funcionários e a mais valia que podem representar para os seus clientes. Apesar de se tratar de um tipo de blog menos umbilical, não significa que aspectos relacionados com a empresa, com os seus negócios e funcionários não sejam alvo de posts; significa apenas que se tratam de blogs que procuram ter uma amplitude de acção mais ampla. Apesar de os considerar como preferenciais para empresas de serviços, acho que este é o tipo de blog corporativo ideal já que é aquele que cria mais valor para os consumidores.

5. Focado num Funcionário

Os blogs individuais dos funcionários podem ser uma alternativa viável, sobretudo se o objectivo for “humanizar” a empresa e mostrar aos consumidores as pessoas que estão do lado de lá. Em todo o caso, isto levanta questões ao nível de política de conteúdos desses mesmos blogs. Em termos corporativos não me parece ser a melhor solução. Uma outra hipótese é este tipo de blogs ser mantido por um funcionário capaz de representar externamente a empresa, normalmente alguém com uma posição hierárquica de topo. Como referi quando escrevi sobre quem deveria escrever os blogs corporativos, não penso ser esta uma boa solução para a empresa, quer porque essa pessoa pode não estar ligada à empresa no futuro, quer porque caso se trate de alguém com uma marca pessoal forte, a marca da empresa não beneficiará muito da existência deste blog.

Tal como tenho referido em outros posts sobre este assunto, não existe uma solução padrão! Cada empresa deverá analisar a sua situação, definir os seus objectivos e escolher o tipo de blog que melhor se adapta a si. Aquilo que resulta para uns poderá não resultar para outros. Um ponto importante para esta decisão é também perceber aquilo que o público-alvo do blog pretende, se informação de carácter interno ou mais virada para o mercado. No entanto, tendo que escolher uma das alternativas, aconselharia um blog mais focado no mercado em que a empresa actua.

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