A Blogosfera Comprova: Os Jogos Olímpicos são o Maior Evento do Mundo

É normal a comunicação social referir-se aos Jogos Olímpicos como o maior evento desportivo a nível Mundial, ou mesmo como o maior evento sem definição se desportivo ou não. Não me parece que ninguém tenha problemas em aceitar esta designação porque de facto as Olímpiadas são um evento especial que reúne a grande maioria dos países do planeta, e que atrai a atenção da quase totalidade da população mundial.

Mas, como gosto de ter provas sobre aquilo que digo ou que me dizem, resolvi colocar esta percepção sob escrutínio avaliado o buzz criado nos blogs acerca dos Jogos comparativamente a outros termos que normalmente estão no foco das atenções. Para quem não gosta de ver gráficos, posso desde já garantir que os Jogos Olímpicos batem toda a concorrência de forma clara (assim ao estilo de Phelps agora sem a concorrência de Thorpe e de van den Hoogenband). Para os restantes, será interessante ver a série de gráficos que apresento para se perceber bem as diferenças entre o buzz dos Jogos relativamente a outros termos.

Jogos Olímpicos vs Principais Competições Desportivas Mundiais

Vitória clara dos Jogos Olímpicos! De referir que a linha amarela abaixo refere-se ao buzz acumulado em torno de competições como a NBA, MLS, NHL, NFL, Champions League e principais ligas de futebol europeias!

Jogos Olímpicos vs Política

Para esta primeira análise resolvi colocar os Jogos Olímpico em competição com George Bush e Vladimir Putin. O primeiro por ser presidente dos EUA, o segundo por ser a figura central da Rússia. O resultado é esclarecedor.

Para ter a certeza realizei uma nova análise, desta vez tendo os candidatos à presidência dos EUA como “adversários” dos Jogos Olímpicos. Nada a acrescentar comparativamente ao gráfico anterior.

Resolvi fazer uma nova análise, desta vez distanciada de figuras políticas mas centrada em eventos que têm sido motivo de notícia nos últimos tempos: a guerra no Iraque, e os confrontos na Geórgia. Para não variar, nota-se que a blogosfera está mais preocupada com os Jogos Olímpicos.

Jogos Olímpicos vs Jet7

A minha tentativa seguinte de encontrar algo que obtivesse maior buzz do que os Jogos Olímpicos, levou-me a recorrer a Britney Spears e a Paris Hilton, que são duas personagens sempre em alta na blogosfera, raramente pelos melhores motivos. Mas tal como nas anteriores, os Jogos mostraram ser o principal motivo de atenção.

Jogos Olímpicos vs Sexo

Análise óbvia, e certamente ao gosto de Moita Flores. Acontece que mais uma vez, os Jogos Olímpicos levam a melhor o que me leva a considerar duas hipóteses: 1) a blogosfera não é um anto de depravação tão grande como se quer fazer crer; 2) o futuro da humanidade está em risco pois o interesse na actividade sexual está a ser ultrapassada por outro tipo de actividades.

Jogos Olímpicos vs Tecnologia

Na minha série final de análises resolvi virar para questões tecnológicas que, no fundo, são o tópico dominante na blogosfera mundial. Na primeira análise coloquei os Jogos frente-a-frente com o campeão de buzz deste ano, o iPhone. Nem mesmo o brinquedo hiper-publicitado de Steve Jobs está à altura desde peso-pesado.

Comparação seguinte: social media! Aqui coloquei o buzz sobre os Jogos Olímpicos em confronto directo com as diferentes tecnologias que constituem os social media: blogs, podcasts, social networs e twiter. Mais uma vez, vitória das Olimpíadas.

Na minha última tentativa para encontrar algo que tivesse um buzz maior do que os Jogos Olímpicos, construiu não 1, mas 2 “mamutes” da pesquisa na blogosfera. Por um lado, o buzz agregado de 3 das principais plataformas da web 2.0 – MySpace, Facebook e Youtube – por outro, o agregado de 4 das principais empresas da área tecnológica a nível mundial – Google, Microsoft, Apple e Yahoo!. Só desta forma consegui encontrar um nível de buzz equiparável ao originado pelos Jogos Olímpicos. E para isso tive que juntar alguns dos termos mais referidos na blogosfera.

Conclusões

Para além de um enorme exercício de procrastinação o que consegui com isto, além de provar aquilo que toda a gente já sabia? Para começar, provar algo que toda a gente sabe mas para o qual não existem provas é sempre útil, mesmo que não traga nenhum acréscimo imediato. Por outro lado, este exercício serviu sobretudo para testar uma das ferramentas que recomendo para a monitorização dos social media. Da mesma forma que comparei os Jogos Olímpicos com outros também altamente mediáticos, é possível fazer o mesmo para qualquer outro termo desde que se saiba aquilo que se deve pesquisar e quais os melhores locais para o fazer.

Se, ao invés do buzz na blogosfera, pretende-se avaliar as pesquisas poderia usar o Google Trends, ou recorrer ao Twittermeter se pretende-se ver o buzz sobre estes tópicos no Twitter. Como referi ao longo do meu pequeno Guia de Monitorização dos Social Media para Empresas, existem disponíveis ferramentas, mesmo as gratuitas que permitem fazer uma monitorização, e posterior análise, eficaz de termos relevantes nos Social Media.

One thought on “A Blogosfera Comprova: Os Jogos Olímpicos são o Maior Evento do Mundo

  1. Pingback: Português « Top Posts

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s