Adiamento da Nova Aventura Cinematográfica de Harry Potter deixa Warner Brothers com um Sério Problema de Relações Públicas

Na passada quinta-feira a Warner Brothers (WB) anunciou que o sexto filme de saga Harry Potter apenas chegaria às salas de cinema a 17 de Julho de 2009 e não a 21 de Novembro de 2008. Como seria de esperar, a notícia não foi bem recebida entre a comunidade de fãs da obra de JK Rowling, tanto mais que as datas oficias para Novembro haviam sido lançadas apenas 1 semana antes da alteração de planos da WB. O facto da companhia ter assumido publicamente que a alteração das datas está apenas relacionada com o intuito de obter mais lucro e não com qualquer problema técnico com o filme – de facto o presidente da WB admitiu que o filme estaria pronto para Novembro caso a companhia assim o quisesse – não ajudou em nada a pacificar as críticas.

Os social media são o palco principal para a “revolta” dos fãs da série tendo, entre outros, originado vídeos críticos e satíricos sobre a decisão, um grupo do Facebook dedicado ao tema, e uma petição online para que a data volte a ser a de Novembro. O buzz na blogosfera sobre o tema também não ficou atrás como pode ser visto no gráfico abaixo. A WB consegue atingir um novo pico, mas claramente por motivos pouco agradáveis.

Analisando a questão do ponto de vista da WB, faz todo o sentido que apostem numa altura do ano onde poderão maximizar os lucros. Os resultados de “Batman: The Dark Knight” ajudaram a perceber que Julho é, provavelmente, a altura ideal para o lançamento de blockbusters. Por outro lado, também é certo existe uma diferença entre o lançamento de um filme “normal” e o lançamento de filmes que fazem parte de um movimento mais amplo que tem uma comunidade forte. Foi esse o caso de Batman, e é esse o caso da adaptação para filme da obra de JK Rowling. Nestes casos as expectativas são elevadas e o anseio por ver a obra grande. Condições para grandes sucessos ou para enormes fracassos. À WB competia gerir de forma eficaz estas condições. Ao adiar o filme, depois de ter confirmado oficialmente as data inicialmente previstas, não só colocou a comunidade de fãs contra si, como aumentou o nível de exigência sobre o filme. Aquilo que em Novembro poderia ser bom, pode em Julho ser péssimo em resultado da espera forçada para ver o filme.

As declarações até agora feitas pela WB são claramente direccionadas aos seus investidores e não aos fãs dos filmes. Para estes, é pouco relevante se os estúdios irão ganhar mais ou menos em Julho, se vão estrear em mais ou menos salas… o que lhes interessa é ver o filme! E se a um investidor agrada ouvir que a decisão foi tomada tendo apenas em conta a vertente financeira, a um fã a admissão de que o filme poderia estrear em Novembro mas que passa para Julho para obter mais lucros é algo que não soa nada bem.

Uma das questões que se tem levantado em relação a como proceder entre os fãs da série, é a de um boicote aos filmes da WB até ao lançamento de Harry Potter and the Half Blood Prince. Tenho sérias dúvidas que tal boicote avance ou que tenha uma adesão significativa, mas não deixa de ser preocupante para a WB a possibilidade de tal vir a concretizar-se já que estamos a falar de uma comunidade muito grande e que através das suas redes de contactos poderá expandir o problema para a companhia. Para já é certo que esta situação deixou os fãs de Harry Potter contra a WB.

Será por isso interessante ver como a WB irá lidar com esta questão nos próximos tempos. Uma comunidade de fãs fervorosa é o melhor suporte que uma marca ou produto pode querer, mas pode também ser o pior pesadelo de uma empresa caso as expectativas criadas sejam goradas. Amanhã irei colocar-me na pele de um responsável da comunicação da WB e apresentar aquele que seria o meu plano para lidar com esta questão.

Anúncios

One thought on “Adiamento da Nova Aventura Cinematográfica de Harry Potter deixa Warner Brothers com um Sério Problema de Relações Públicas

  1. Pingback: Warner Brothers e as Críticas dos Fãs de Harry Potter: O que Deve e Não Deve a Empresa Fazer « Dissonância Cognitiva

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s