Mojave Experiment: Tentativa Final da Microsoft Para Salvar Windows Vista

Por mais que a Microsoft tente fazer crer o contrário, o Windows Vista foi um fiasco monumental! Mais do que as características técnicas foram as sucessivas avaliações negativas que foram sendo feitas ao sistema operativo que acabaram por ditar o insucesso do mesmo. O que mais contou neste processo não foi aquilo que as revistas da especialidade escreveram, mas sim aquilo que os utilizadores individuais foram partilhando entre si, com ampla ajuda da Web, que acabou por dar o golpe final ao Vista. Por muito boas que sejam as alterações que foram sendo feitas, por muito que a Microsoft continue a apresentar dados sobre as vantagens do Vista em relação ao XP o mal há muito que está feito. O Vista perdeu a batalha das percepções! E aqui não há nada que a Microsoft possa fazer para alterar a situação.

O mais interessante de tudo é que foi a própria Microsoft a fornecer dados que demonstram que o problema do Vista não é técnico mas sim de relações públicas, com um estudo de mercado que se tornou também na última tentativa publicitária de recuperar o Vista: a Mojave Experiment!

Este estudo consistiu em recrutar 22 pessoas que nunca haviam usado o Windows Vista e entrevistá-los no sentido de perceber a sua opinião sobre o sistema operativo e saber porque não o haviam ainda adoptado. Depois desta primeira fase, era apresentado aos sujeitos um novo sistema operativo da Microsoft, o Windows Mojave. Depois de receberem um tour deste sistema operativo e o experimentarem, os participantes eram novamente entrevistados acerca da sua opinião sobre o Mojave. Como é óbvio, o Mojave não era mais do que o Vista disfarçado já que o objectivo da Microsoft era demonstrar que as percepções que os clientes detinham sobre o Vista eram infundadas. A teoria da Microsoft confirmou-se já que os participantes ficaram impressionados com aquilo que Vista é capaz de fazer e lhes permite fazer que desconheciam.

A Microsoft filmou cada uma das entrevistas e fez a partir das mesmas alguns anúncios publicitários que pretendiam demonstrar ao Mundo que afinal o Windows Vista não é tão mau como a maioria das pessoas pensa. Fica abaixo um dos vídeos que resultaram da experiência.

Uma tentativa infrutífera e desesperada na minha opinião! Os resultados do estudo deveriam ser suficientes para os responsáveis do gigante da informática perceberem que esta é uma guerra perdida! Alterar a percepção de um consumidor acerca de um determinado produto ou marca é algo extremamente difícil de se conseguir. Apresentar casos reais de “conversões” é uma boa forma de o conseguir, mas para produtos de gama baixa! É algo que as marcas de produtos domésticos ou alimentares podem tentar, mas um sistema operativo representa um investimento demasiado elevado para se “experimentar” com a promessa de que se vai gostar.

Diz-se que a primeira impressão é a que conta. Um dito um pouco exagerado mas não menos real por causa disso. Só há uma hipótese de se fazer uma boa primeira impressão e de facto, esta pode ser mesmo a única impressão que uma marca fará na mente de alguns consumidores. O Vista falhou redondamente neste aspecto. A Microsoft lançou o sistema operativo cedo demais, talvez na tentativa de responder ao maior protagonismo que Apple e Google vinham a assumir. Ao lançar no mercado um produto com falhas, ainda por cima num mercado tão competitivo e escrutinado como o da informática, a Microsoft criou as condições necessárias para que o mesmo se tornasse num flop, independentemente de posteriores correcções que tornaram o Vista numa produto bom. O word-of-mouth, online e offline, fez o resto! A Microsoft ainda teve de assistir aos vários anúncios da Apple da série Mac vs PC a atacarem o Vista sem piedade sem ter grande margem de manobra.

O anúncio do lançamento do Windows 7 antes do previsto é o confirmar de que o Vista foi considerado um caso perdido, por muito que os responsáveis da Microsoft não o afirmem publicamente e continuem a defender. A Mojave Experiment poderá ser um bom ponto de partida para evitar que aconteceu a este novo sistema operativo o mesmo que aconteceu ao Vista. Também na informática a imagem que os clientes têm de um produto é fundamental para o seu sucesso!

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