O Buzz em Torno de Sarah Palin

A escolha de John McCain para vice-presidente dos E.U.A. não poderia ser mais surpreendente: Sarah Palin, governadora do Alaska e até ao anúncio da sua escolha uma virtual desconhecida da maioria do eleitorado norte-americano. A escolha de Palin tem, do ponto do vista política, vários pontos de análise que ainda tentarei abordar neste blog, mas hoje quero centrar-me num ponto em particular: o buzz!

O anúncio de Palin tomou de surpresa os americanos e, convenientemente, centrou as atenções do eleitorados e dos media no partido Republicano durante a convenção Democrata em que Obama teve um discurso de grande qualidade. A escolha de Palin não teve o buzz que se gerou como objectivo único, ou principal, mas a escolha da data do anúncio foi claramente estudada para obtenção de um maior impacto mediático. De seguida apresento gráficos que atestam o impacto de Palin na blogosfera.

Palin: desconhecida até à semana passada

Não parece haver dúvidas: até ao anúncio de McCain, Sarah Palin era um completa desconhecida, pelo menos na blogosfera!

Palin e os candidatos

O anúncio de Palin ajudou a candidatura de McCain a ter um buzz similar ao de Obama no dia do seu discurso na convenção Democrata, um feito assinalável e que os Republicanos agradecem. Mas o interessa na Governadora do Estado do Alaska levou a que nos dias seguintes tenha sido dada mais atenção a si do que propriamente aos candidatos a presidente. Algo que o candidato a vice-presidente Joe Biden não conseguiu:

Palin contra Biden

Os gráficos acima já serão suficientes para se perceber que Palin teve uma cobertura blogosférica bem acima de Biden. Mas em todo o caso fica aqui a comparação:

Como podemos ver, até ao anúncio das escolhas de ambos os partidos, os dois candidatos não tinham uma grande presença na blogosfera. No entanto, a escolha de Biden não teve o mesmo impacto da de Palin, porque esta última além de ser uma completa surpresa desafiou todas as convenções do partido Republicano.

Palin põe o Alaska no mapa

Um gráfico interessante. A escolha de Palin fez com que o Alaska passasse a ser um dos estados americanos mais mencionados na blogosfera, acima de estados como a Califórnia e a Flórida que normalmente atingem níveis de buzz bem acima do antigo território russo. Uma boa oportunidade para o turismo, negócios e outros grupos da região se fazerem notar.

Conclusão

Como se pode ver neste último gráfico, o anúncio de Palin permitiu aos Republicanos igualar, e superar nos dias seguintes, o buzz dos Democratas durante a Convenção deste partido que serviu para aclamar Obama! Em termos políticos, o impacto de Palin ainda é algo que se terá de medir posteriormente. O que parece óbvio é que o GOP (Gran Old Party) conseguiu que as atenções dos media e, neste caso particular, dos social media, se centrassem na sua candidata a vice-presidente num momento de triunfo para a candidatura de Obama. Algo que McCain ainda não tinha conseguido fazer!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s