Usar as Ferramentas Google para Analisar Mercados – Parte II

No post de ontem fizemos uma análise superficial do mercado de telemóveis em Portugal usando ferramentas disponibilizadas online, e de forma gratuita, pelo Google. Hoje iremos continuar com essa análise mas dedicando-nos aos 3 principais operadores de telecomunicações móveis de Portugal: TMN, Vodafone e Optimus. Para isso, iremos recorrer às seguintes ferramentas: Google Trends, Google Trends for Websites e Google Insights for Search.

Para começar a comparação entre as 3 operadores, o ideal é fazer uma pesquisa no Google Trends, que nos fornece dados acerca do número de vezes que cada um dos termos que pesquisámos foi usado nos motores de pesquisa Google.

Sem grandes surpresas, TMN e Vodafone têm um volume de pesquisas muito superior ao da Optimus, sendo interessante verificar que o volume não difere muito entre as duas operadores. A TMN apresenta um pico de pesquisas muito elevado no início do segundo semestre de 2007 para o qual não consegui encontrar grandes explicações, a menos que se deva à OPA da Sonae sobre a PT e consequente spin-off da PT Multimédia. Já a Optimus registou um aumento de pesquisas muito forte no início deste ano que se deve sem dúvida ao rebranding da marca. Ainda assim, o nível rapidamente voltou ao usual. Muito buzz que não teve grande efeito a médio prazo.

O passo seguinte da análise leva-nos a usar o Google Trends for Websites, uma aposta do Google no mercado das métricas para concorrer com as ferramentas Alexa e Compete.

Os dados do gráfico demonstram claramente a situação do mercado com TMN a liderar com a Vodafone por perto, e um pouco abaixo a Optimus. Não deixa de ser interessante verificar que a dada altura em 2007 o site da Vodafone teria mais tráfego do que o da TMN. Infelizmente os dados disponibilizados pelo Google não nos permitem recuar mais no tempo.  É possível verificar uma vez mais o impacto da campanha de rebranding da Optimus em termos de impacto, mas com um declínio rápido para os valores normais da marca.

Para finalizar esta análise, voltamos a recorrer ao Google Insights for Search para comparar o volume de pesquisas para cada um dos termos e analisarmos quais as pesquisas mais relacionadas com cada um.

Para mim, o facto mais interessante deste gráfico é o facto de apresentar resultados que deverão estar muito próximos da actual quota de mercado de cada um dos operadores. No que respeita à evolução das pesquisas não acrescenta muito ao que já vimos nos dados do Google Trends acima, mostrando uma vez mais que TMN e Vodafone têm volumes de pesquisa muito parecidos e que a Optimus, após o buzz do início do ano volta a estar distanciada dos seus concorrentes.

Como já disse anteriormente, a vantagem do Google Insights for Search é o facto de fornecer informação a respeito de pesquisas relacionadas com os termos que estamos a pesquisar. Estes dados permitem-nos perceber aquilo que os clientes, ou potenciais clientes, andam a procurar na rede para além de informação a nosso respeito. Idealmente o top das pesquisas deveria ser ocupado apenas por termos relacionados com a nossa marca. Vejamos primeiro caso da TMN:

O facto da pesquisa mais relacionada com o termo ‘tmn’ ser ‘my tmn’ – que surge na posição 9 com outro formato de pesquisa – é um ponto positivo, mas o mesmo já não pode ser dito do aparecimento da Vodafone e da Optimus no segundo e quarto lugares, respectivamente. Também negativo é o facto de nos restantes 5 termos apenas 2 estarem relacionados directamente com a marca.

Termos relacionados com Vodafone:

Os 3 primeiros termos relacionados ou pertencem aos concorrentes – destacam-se a primeira posição para a TMN – ou são genéricos. A parte positiva, para a Vodafone, é que do lugar 4 ao 9 todos os termos pertencem ou estão relacionados com a marca.

Termos relacionados com Optimus:

Tal como acontecem com a Vodafone, para a Optimus verifica-se que os termos mais relacionados em termos de pesquisa são precisamente os nomes dos seus concorrentes. No resto, e à excepção dos termos genéricos ‘nokia’ e ‘telemóveis’, todos os restantes termos do top 10 pertencem a marcas Optimus.

Fazendo uma análise global, podemos constatar que o mercado das telecomunicações móveis está perfeitamente definido com a TMN e a Vodafone a liderarem e a Optimus numa posição de algum conforto mas com poucas perspectivas de crescimento. Basta atentar que a campanha de rebranding conseguiu aumentar o buzz em torno da marca, mas uma vez passado o efeito de novidade os níveis de pesquisa voltaram ao norma. Integrando os dados de hoje com os que apresentei ontem, é fácil de perceber que, neste momento, dificilmente haverá alguma alteração na situação actual que já vem dos últimos dois anos, a menos que surja uma OPA com sucesso de uma marca sobre outra.

Mas o ponto principal que tentei focar nestes dois pontos é a utilidade das ferramentas disponibilizadas pelo Google na análise de tendências nos mais variados mercados. Não serão os instrumentos ideais para uma análise mais precisa do mercado para grandes empresas, mas poderão ser uma ajuda preciosa para PME’s com menos fundos para dedicar a software dedicado ou para contratação de empresas de consultadoria.

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