Portugal como Personagem dos Simpsons: Mais um Tiro no Ego Lusitano

Encontrei esta imagem na web onde se apresentam um mapa da Europa como se fosse composto por personagens da série The Simpsons. Como se pode ver, a cada país – mais ou menos – foi atribuída uma personagem da série que o autor – que desconheço de quem se trate – achou representar os atributos desse país.

Algumas das associações são simplesmente directas como a do empregado da escola Willie que já na série representa um estereótipo forçado dos escoceses, a do Reverendo Lovejoy como representando o Vaticano, ou a da Fat Tony, o líder da máfia de Springfield, representando a Sicília. Outras, como a de Mr. Burns como a Roménia estão relacionadas com alguns episódios, no caso um especial de Halloween em que o magnata da cidade fez de Vampiro numa paródia do filme Drácula de Bram Stoker, realizado por Francis Ford Coppola.

Mas as representações que para aqui interessam são as que melhor representam estereótipos não presentes na série; como é o caso de a Rússia ser associada à personagem de Nelson Muntz, o bully da escola, ou a Alemanha ao metódico Waylon Smithers. Para representar Portugal o autor resolveu utilizar Cletus Spuckler! E quem é Cletus? De acordo com a Wikipedia, que tem uma lista impressionante e detalhada de biografias das personagens da série, Cletus é o estereótipo do hillbilly (acho que em português podemos traduzir como parolo ou matarruano) com uma personalidade bondosa e que é claramente a personagem mais estúpida da série e para onde as atenções se viram para uma piada fácil.

Mesmo tratando-se de um exercício pura e simplesmente cómico, não deixa de ser preocupante que até neste tipo de situações Portugal é visto como o parente pobre, e estúpido, da Europa. Isto depois da polémica dos P.I.G.S. não vem em nada contribuir para o bem estar do ego português. Obviamente que neste caso, existe mais extrapolação da minha parte do que outra coisa, mas seria interessante que os responsáveis pela promoção da marca Portugal pelo Mundo fora fizessem um estudo sério sobre as representações que se o resto do Mundo tem do nosso país – é preciso realçar que pelo menos não fomos anexados a Espanha neste caso.

Muito do que se tem feito para promover Portugal parte dos pressupostos que os portugueses têm sobre a forma como o nosso país é percebido lá fora. É muito mais importante perceber como realmente Portugal e os portugueses são percebidos do que comunicar baseado naquilo que nós gostaríamos que fosse verdade. É muito bonito dizer que Portugal é a Costa Oesta da Europa e que tem uma aposta séria nas novas tecnologias e energias renováveis em campanhas publicitárias; mas se persistir a ideia de que somos um país atrasado, ainda que um povo simpático e de boa natureza, nunca deixaremos de ser olhados como o país ideal para passar umas férias relativamente baratas e de onde se deve fugir para efectuar investimentos.

Anúncios

2 thoughts on “Portugal como Personagem dos Simpsons: Mais um Tiro no Ego Lusitano

  1. Miguel Duarte

    Boa tarde caro Bruno Ribeiro,

    Tendo o dissonanciacognitiva.wordpress.com enfoque em Marketing/Comunicação/Publicidade e destacando-se o mesmo pela divulgação de conhecimentos e iniciativas nesta área, gostaríamos de lhe enviar o comunicado relativo à 1ª conferência anual da APAN – Associação Portuguesa de Anunciantes.

    A realizar-se no dia 8 de Outubro, a conferência terá como tema Consumer Engagement e contará com a presença de reconhecidos oradores nacionais e internacionais como Zeinal Bava, CEO da PT, António Pires de Lima, CEO da Unicer e Allan Moore, autor do termo “Engagement Marketing”.

    Pelo que se for possível contribuir para a divulgação através do dissonanciacognitiva.wordpress.com, a APAN ficará agradecida.

    Convido-o ainda a visitar o site http://www.apan.pt/conferencia2008 para mais informações.

    Agradecendo a atenção,

    Miguel Duarte

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s