Utilizadores de Internet Facilmente Enganados por Falsos Popup

Todos estamos habituados a que durante as nossas navegações pela web surjam várias janelas de popup com os mais diversos motivos: publicidade (sobretudo), download de software, sondagens… O que normalmente acontece nestes casos é que imediatamente tomámos acções para as afastar do nosso campo de visão. Isso pode corresponder ao acto de fechar a janela, a carregar no botão de ‘ok’ ou cancelar, ou simplesmente em minimizar a janela. Embora isto resolva o problema imediato, pode constituir um perigo adicional caso façamos uma acção que comprometa a segurança do computador. E foi precisamente isso que um estudo levado a cabo por investigadores da Univ. da Carolina do Norte demonstraram.

O estudo – realizado por David Sharek, Cameron Swoford e Michael Wogalter – colocou uma série de sujeitos a efectuarem tarefas de pesquisa num computador. Durante essa tarefa surgiam por vezes janelas de popup com avisos de erros, obviamente criadas para o efeito pelos investigadores. Algumas destas janelas continham erros ‘reais’, isto é eram em tudo similares aos avisos do Windows quando um dado erro ocorre, enquanto outras eram ‘falsas’ já que levavam ao ‘download’ simulado de malware para os computadores. Cerca de 63% dos participantes foram ‘enganados’ pelas janelas falsas tendo clicado no botão de ‘ok’ ao invés de efectuarem acções mais seguras como minimizar ou fechar as janelas.

Embora o objectivo do estudo tenha sido o de verificar de que forma a ‘cegueira’ selectiva da maioria dos utilizadores da internet pode constituir um risco para a segurança das suas máquinas, penso que este estudo traz insights importantes para o mundo da publicidade online. Embora os dados possam ser boa notícia para publicitários menos escrupulosos, na verdade o que demonstra é que a eficácia dos anúncios popup é reduzida já que a tendência natural dos utilizadores é efectuar a acção mais simples para os remover do ecrã.

Os popup são a forma mais intrusiva, e irritante, de publicidade online – mesmo mais do que os e-mails de spam com a nova fórmula milagrosa de crescimento de pénis ou dicas para melhor satisfazer a companheira. O facto de se terem disseminado como ‘coelhos’ também ajudou a que rapidamente os utilizadores mais habituais de Internet se tenham inoculado relativamente aos seus efeitos.

As formas mais ‘avançadas’ de popup tentam ultrapassar esta dificuldade com estratégias como surgirem na própria janela mas antes do conteúdo que pretendemos ver, uma forma muito usada em sites de jornais. Embora não disponha de dados, tenho sérias dúvidas de que o tempo que uma pessoa passa nessas páginas ‘intermédias’ seja superior ao suficiente para perceber onde se encontra o botão de ‘continuar’ para o conteúdo. Seria também interessante uma análise da quantidade de utilizadores que ‘desistem’ de aceder ao conteúdo devido à presença desse tipo de publicidade. Uma outra forma de popup com a qual já me deparei – e que de todas é a mais irritante – leva a que qualquer acção do utilizador abra uma nova janela com a publicidade. Esta estratégia pode ser boa para os anunciantes, mas acabará por afectar os sites que permitam que isto aconteça.

Não tenho a certeza de qual o tipo de métricas usadas pelos anunciantes para medir a eficácia deste tipo de publicidade. Presumo que os resultados sejam elevados em pageviews, baixos em clicks e muito reduzidos em acções (entenda-se efectuar uma compra ou subscrever um serviço). Em todo o caso, o uso contínuo demonstra que há algum proveito a ser retirado deste tipo de publicidade. Resta saber se as marcas que aí publicitam retiram algum proveito ou se o mesmo fica por inteiro nas empresas que fornecem este tipo de publicidade.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s