Tácticas de Persuasão #18: Balance Sheet

Fazer um balanço dos pontos fortes e fracos de um dado produto, de uma proposta ou de uma empresa é algo que, consciente ou inconscientemente, todos fazemos com alguma regularidade. Esta táctica aproveita esta tendência no sentido de apresentar ao alvo da tentativa de persuasão uma análise dos benefícios e prejuízos que a tomada de uma posição ou a compra de um produto acarreta. O objectivo é que o número de benefícios seja superior e mais impressionantes do que as perdas!

Perante uma lista em que se apresentam mais pontos fortes do que fracos, a tendência natural é que nos deixemos impressionar pela força dos números mais do que pelo conteúdo dos argumentos expostos.

Exemplo

Voltemos ao exemplo da compra de uma televisão. Perante a indecisão do potencial comprador o vendedor pode elencar os factos positivos e negativos em forma de conversa: ‘De facto é um modelo caro e o ecrã não é muito grande, mas por outro lado a qualidade da imagem é fantástica, esteticamente é muito bonita e a assistência técnica da marca é das melhores do mercado’.

É importante que a exposição dos vários pontos seja feita de uma forma não forçada, isto é, que não se esteja a forçar os pontos fortes e a esconder os negativos. Também é importante que se tenha em conta as sensibilidades e expectativas das pessoas que se pretende persuadir: devemos colocar como pontos fortes algo a que essa pessoa dê valor e evitar apontar como negativo algo que valorize. Se dermos como negativo um ponto que é fundamental para essa pessoa ou grupo, será irrelevante o número de pontos positivos que dermos para contrabalançar.

Se gostou deste artigo poderá estar interessado em visitar a secção de Tácticas de Persuasão do Dissonância Cognitiva, ou ficar a conhecer os Princípios de Persuasão delineados por Robert Cialdini.

Para receber mais tácticas de persuasão, subscreva o Dissonância Cognitiva.

Advertisements

One thought on “Tácticas de Persuasão #18: Balance Sheet

  1. Juliano Soares

    Parabéns Bruno pelo seu Blog!Tenho 24 anos, Sou Contador e Administrador com atuação na área comercial. Seus artigos tem sido de grande importância na minha atuação profissional e também pessoal!

    Grande abraço!

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s