Sobre o Fim da Blogosfera

Muito se tem falado sobre o fim da blogosfera, um assunto que foi trazido à baila pelo Paulo Querido como tema da sua comunicação no âmbito do IV Encontro de Blogues. Como não pude assisitir ao evento, aquilo que percebi da apresentação e opinião do Paulo é que partilhamos um ponto de vista: a blogosfera não acabou, apenas se modificou!

No post inicial do Paulo sobre o tema deixei um comentário que ele usou na sua apresentação – embora desconheça o contexto em que o usou – que de certa forma resume aquilo que penso do assunto:

De qualquer forma, discordo em completo daquilo que vem no The Economist. Uma coisa é haver uma transformação ao nível da blogosfera outra é o fim dos blogs. O que acabou foi a ideia de blogs como diários puramente intimistas e não-profissionais.

O que aqui aconteceu não foi que os blogs chegaram ao ponto final da sua viagem. Simplesmente amadureceram e fundiram-se com outras plataformas como as social networks, o twitter, o youtube… Em 2004 os blogs eram o centro dos social media. Hoje em dia são apenas mais um nódulo nas nossas ligações
online.

Passaram os blogs de moda? Um pouco! No início de 2007 escrevi no PubADdict o seguinte:

não penso que os blogs irão acabar, mas acabarão por “passar de moda”. Criar um blog pode ser simples, mas manter um é uma tarefa árdua que requer um enorme esforço por parte do blogger. Penso que até meio do ano iremos continuar a assistir a um aumento no número de blogs, logo seguido de um declínio e posterior estabilização. Do meu ponto de vista, isto será positivo para a blogosfera como um meio já que diminuirá o ruído; os blogs mais adaptados, não propriamente os melhores, manter-se-ão como referência diária.

Não tenho dúvidas que isto aconteceu em parte, mas também não se pode descartar a influência que o aparecimento de novas plataformas e a importância que foram ganhando não tenha contribuído para um menor compromisso para com os blogs. Por outro lado, um outra previsão que fiz nesse mesmo post acabou por sair um pouco ao lado. Dizia eu então que:

com a diminuição do número de blogs [em função do facto de ‘passarem de moda’], o próximo salto será qualitativo com os blogs a aproximarem-se mais dos mainstream media (MSM), não nos conteúdos mas em termos de relevância. Esta é na realidade uma tendência que se vai notando cada vez mais, e que terá vindo para ficar. Os grandes acontecimentos continuarão a ter os MSM como veículo de comunicação, mas para opiniões e notícias mais específicas os consumidores passarão a recorrer a blogs.

Na realidade o que se passou foi que os blogs passaram a ser progressivamente assimilados pelos MSM sendo hoje cada vez mais raros os meios de comunicação social de referência que não tenham os seus próprios blogs. Aconteceu também, sobretudo nos EUA e como se pode comprovar pelo ranking Technorati, que muitos blogs ‘evoluíram’ para um modelo híbrido: já não são blogs – no sentido que eram em 2004 – mas também não são MSM.

Já blogo há cerca de 5 anos, embora o meu projecto ainda em actividade com mais tempo, o PubADdict, ainda vá a caminho dos 3 anos. Pode não ser muito tempo, mas deu para acompanhar a evolução da blogosfera nacional que, na verdade, penso ainda não ter atingido o seu potencial. Mas sobre isso voltarei a falar noutro dia.

Advertisements

2 thoughts on “Sobre o Fim da Blogosfera

  1. Bruno Ribeiro Post author

    Bem sei que se trata de um traço cultural, o não cumprirmos o nosso potencial, mas não deixa de ser algo frustrante ver a forma como a blogosfera lusa estagnou.

    Tinha alguma esperança que em termos de nichos temáticos houvesse um desenvolvimento maior. É o ‘normal’ para este canto da Europa!

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s