A – Suposta – ‘Crise’ da Blogosfera Portuguesa

Voltando ao tema do ‘fim dos blogs’, penso que um dos principais problemas da blogosfera portuguesa é o facto de estar demasiado centrada nas questões políticas! Não é a qualidade ou pertinência dos blogs políticos em si que está em causa, mas sim o facto de se centrar muito a análise do que se passa nos blogs portugueses baseando-se apenas e só no que acontece nos blogs políticos.

Se um blog político acaba, se há uma cisão dentro dos membros de um desses blogs, se há disputas e discussões acesas entre bloggers de blogs distintos, ou dentro do mesmo blog, há a tendência para exagerar essas situações e vê-las como representativas da blogosfera portuguesa em geral.

A Blogosfera portuguesa vai mais além dos seus blogs mais mediáticos que concentram a atenção dos meios de comunicação social pelos temas que abordam ou por serem escritos por alguém que já atingiu um certo reconhecimento nos MSM. E isto é um facto que passa despercebido a muito boa gente que apenas contacta com os blogs nacionais via meios de comunicação social, ou através de um desses blogs.

A Maria João falava, a propósito de um artigo do Público que cometia este erro de assumir os blogs políticos como sendo a blogosfera, da existência de várias blogosferas de acordo com os temas ou orientações seguidos em comum por um conjunto, mais ou menos alargado, de blogs. Os prémios de Melhor Blog Português 2007 – será uma experiência que se repete em 2008? – reflectiram precisamente essa realidade. Há mais blogosfera para além da política!

Mas pelo mediatismo do tema ou de quem os escreve, os blogs políticos de certa forma ‘tapam’ os restantes. Mas estas ‘blogosferas’ são também culpadas por não se fazerem notar por não terem uma postura mais ‘corporativa’ – desculpem o palavrão. Os blogs portugueses limitam-se a existir e não a co-existir. Existem bons exemplos de cooperação mas que se encontram restritos a públicos muito específicos.

Faz falta aos blogs portugueses mais cooperação. E não me estou a referir a criar extensos blogrolls. Faltam mais iniciativas conjuntas e mais divulgação. Falta sobretudo compreender que os blogs são um meio e não um fim!

Anúncios

8 thoughts on “A – Suposta – ‘Crise’ da Blogosfera Portuguesa

  1. Bruno Ribeiro Post author

    Rui,

    Ideias tenho algumas, concretizá-las é que é outra conversa! Até porque isso dependeria de muita mais gente. Entretanto, vão amadurecendo para se, alguma vez, saírem cá para fora a sua execução seja mais provável.

    Mas isso é motivo para conversar em outros settings. Mas já agora, fiquei curioso com o teaser da Mª João.

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s