A MAPiNET É O Resultado da Incapacidade de Inovar de uma Indústria

A fundação do Movimento Cívico Anti-Pirataria na Internet (MAPiNET) tem gerado alguma discussão interessante na blogosfera, ou melhor, em alguma blogosfera – porque felizmente há blogs para todos os gostos e temas. Não sou um expert, nem nada que se pareça, em aspectos legais e não me julgo acima dos outros para discutir ética e moralidade. Há quem o faça muito melhor do que eu e deixarei no fim deste post uma lista de textos que recomendo ler.

A formação deste movimento representa, tal como o Artists Agains Piracy e todos os outros grupos formados com o mesmo intuito, a incapacidade da indústria audiovisual de inovar e de se adaptar às novas tecnologias e à nova realidade da partilha da informação. Os cd’s estão obsoletos a favor de tecnologia de armazenamento mais prática, de maior qualidade e com menos restrições.

A partilha é algo ‘natural’ na sociedade humana. Antes gravávamos a música da rádio para cassetes, depois passámos a gravar cd’s ou ainda cassetes desses cd’s. Agora é possível passar milhares de músicas ou vídeos entre milhões de pessoas de uma forma simples e rápida. Ao invés de aproveitar esta nova tecnologia para proveito próprio – como alguns artistas de nomeada têm sabido fazer – a indústria audiovisual preferiu continuar fechada nas suas torres de marfim e fazer queixinhas de que os outros meninos lhe tinham tirado o brinquedo!

Curiosamente, ou talvez não, foi uma empresa não directamente ligada ao ramo que soube compreender o mercado e dar aos consumidores aquilo que eles desejavam: acesso fácil e digital aos conteúdos! A Apple de Steve Jobs fez com o iTunes aquilo que as grandes empresas audiovisuais deveriam ter feito. E o mais incrível é que continuam a tentar defender um modelo de negócio que está desajustado ao invés de aproveitarem as novas tecnologias para criarem novas realidades comerciais.

Recomendo a leitura:

Movimento Cívico Anti-Pirataria na Internet – Bitaites

A pirataria é má, os mafiosas da moralidade também – Bitaites

Antigo empresário dos Pink Floyd acusa iTunes de ter matado o álbum – Remixtures

À MAPiNET – porque não gostamos de meias verdades – guest-post de Marcos Marado no blog Conversas do Bruno

Movimento exige ao Governo medidas de combate à pirataria – artigo do Público

One thought on “A MAPiNET É O Resultado da Incapacidade de Inovar de uma Indústria

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s