Criatividade vs Eficácia em Publicidade

Darrick Daye colocou ontem um post no blog Branding Strategy Insider sobre a distinção entre publicidade criativa e publicidade directa do ponto de vista de David Ogilvy. No excerto de um discurso de Ogilvy consta um parágrafo que me parece elucidativo:

You generalists pride yourselves on being creative – whatever that awful word means. You cultivate the mystique of creativity. Some of you are pretentious poseurs. You are the glamour boys and girls of the advertising community. You regard advertising as an art form – and expect your clients to finance expressions of your genius. We directs do not regard advertising as an art form. Our clients don’t give a damn whether we win awards at Cannes. They pay us to sell their products. Nothing else.

A Publicidade tem se tornado cada vez mais uma montra de criatividade e menos uma forma de promover produtos. Se existe a necessidade de apelar ao consumidor através de formas que captem a sua atenção, é importante que não se esqueça que a publicidade é paga por um cliente que pretende gerar reconhecimento, e em consequência vendas, para um determinado produto e não por um mecenas com o intuito de patrocinar um artista. Às vezes a simplicidade é melhor do que a criatividade!

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