Regresso ao Passado na Publicidade Portuguesa

A publicidade portuguesa parece ter sofrido de um surto de saudosismo recentemente. Não têm faltado exemplos de marcas que recuperam slogans antigos ou que recorrem a imagens que fazem parte da memória colectiva da sociedade para publicitarem os seus produtos.

Este regresso ao passado, foi já usado pela Compal, pelo Skip e pelo Millenium BCP.

Campanha da Compal

Campanha do Skip

Campanha do Millenium

Neste caso trata-se de uma campanha na rádio que utiliza uma alteração na letra da célebre música ‘A Agulha e o Dedal’ interpretada por Beatriz Costa no filme ‘Canção de Lisboa’ e que, julgo não estar em erro, ser familiar à grande maioria dos portugueses adultos. Podem encontrar uma transcrição do anúncio aqui.

Esta nostalgia não deixa de ser interessante por vários motivos. A começar pelo facto de indicar que as marcas estão à procura de ‘reencontrar’ os valores de ‘antigamente’ criando uma maior afinidade com os consumidores. Nesta altura de crise criar uma sensação de segurança mostrando algo que é familiar parece-me uma boa estratégia. Mas o facto mais interessante é o surto de nostalgia criativa que assolou as agências nacionais!

3 thoughts on “Regresso ao Passado na Publicidade Portuguesa

  1. Virgínia Coutinho

    Eu, apesar da tenra idade, adoro esses anúncios mais antigos… no entanto custou me a entender aquela da TV rural…. agora este apelo á tradição acho que é bem visto por todos!…

    Responder
  2. Bruno Ribeiro Post author

    Cara Virgínia,

    é efectivamente por ser ‘agradável’ a uma grande parte do público alvo e por transmitir emoções positivas aos consumidores que as marcas recorrem a este tipo de anúncios.

    Pessoalmente, achei curiosa a coincidência de terem aparecido 3 num curto espaço de tempo.

    Responder
  3. Lurdes

    Estou a redigir o meu PRA e procuro anúncios ou posters dos anos 70 sobre máquinas de lavar roupa ou do SKIP (da época) e não encontro o que idealizei, já fui á página do programa “imagens de marca” mas não serve. Poder-me-á sugerir algum “site”
    obg
    LS

    Responder

Deixe uma Resposta

