Quem Gasta Mais: Homens ou Mulheres?

Diz um amigo para o outro:

– A semana passada roubaram-me o cartão de crédito!

– Já pediste ao teu banco para anular o cartão?

– Não! O ladrão gasta menos do que a minha mulher!

Esta anedota representa bem um dos estereótipos mais típicos da nossa sociedade: as mulheres gastam mais dinheiro do que os homens! Mas existem investigadores que pensam exactamente o oposto, defendendo que são os homens que estão mais predispostos a gastar mais.

Daniel Kruger, da Universidade do Michigan, defende que a evolução da sociedade humana conduziu a uma tendência no sexo masculino para gastar dinhero de forma mais frívolo com o intuito de… garantir um maior número de parceiras! Tal como os pavões têm as suas penas da cauda para impressionar as fêmeas da sua espécie, os seres humanos do sexo masculino usam as suas posses com o intuito de garantirem maiores probabilidades de conseguirem encontrar uma parceira.

Kruger fez um levantamento de dados para uma amostra de indivíduos de ambos os sexos com idades compreendidas entre os 18 e os 45 anos, e verificou que o nível de consumo estava positivamente correlacionado com as intenções futuras de ‘acasalamento’ e com o número de parceiros no passado nos homens, mas não nas mulheres. Isto é, aqueles que mais gastavam tinham tido mais parceiras no passado e pretendiam ter mais parceiras no futuro do que aqueles que gastavam menos dinheiro.

Para Kruger a forma que hoje em dia os membros do sexo masculino têm para se exibirem é através das suas posses materiais. Embora do ponto de vista do senso comum estes dados parecem fazer sentido, a verdade é que o autor faz uma extrapolação exagerada dos dados.

Os dados baseiam-se em correlações o que não permite fazer inferências causais. Nada nos garante que a relação entre os gastos com o consumo e o número de parceiras passadas e futuras não seja influenciada por uma outra variável como, por exemplo, a profissão. Não me parece descabido que haja um ‘efeito pavão’ por detrás dos hábitos de consumo de muitos homens, mas para provar isso é necessário conduzir uma investigação mais cuidadosa e não apenas limitar-se a cruzar dados.

Em termos práticos, esta investigação dá-nos algumas luzes sobre algo que de facto pode estar a acontecer, mas ainda é cedo para se afirmar que os homens gastam mais do que as mulheres! Embora também seja justo afirmar que, tanto quanto eu saiba, não existem provas científicas de que o contrário seja verdade.

One thought on “Quem Gasta Mais: Homens ou Mulheres?

  1. Pingback: Tráfico de Influências | 12.12.2008 | : fractura.net!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s