Armadilhas Persuasivas das Promoções de Natal

Época de Natal equivale a compras, e a oportunidades da parte das principais cadeias de lojas de compensarem os últimos meses afectados pelo espectro da crise! Mas, mesmo nesta altura em que os consumidores estão mais dispostos a gastar o seu dinheiro, é necessário que quem vende recorra a tácticas de persuasão eficazes para se destacar da concorrência, e garantir que os clientes gastem mais do que aquilo que gostariam. Como me aconteceu a mim recentemente!

Apesar de estudar o assunto e de conhecer grande parte das estratégias usadas pelos lojistas, isso não me garante “imunidade” perante as mesmas, sobretudo nesta altura em que estamos todos com as defesas mais relaxadas pelo ambiente festivo da época.

Passando ao caso em questão: dirigi-me a uma loja de vestuário com o intuito de comprar um artigo que tinha o custo de 20 €. Antes de efectuar a compra, um funcionário indicou-me que a loja tinha uma promoção em que na compra de 2 artigos era feito um desconto de 50% sobre o preço do artigo mais barato. Apesar de não ter necessidade de comprar qualquer outro artigo da loja, acabei por juntar um segundo artigo de 21 € que estava posicionado perto do balcão de pagamento, que me levaria a um desconto sobre o meu primeiro artigo. No total, paguei 31 € e comprei dois artigos!

Olhando para a situação de uma forma objectiva, verificámos que poupei 10 € nas compras. Na verdade, gastei mais 11 € do que o que tinha inicialmente previsto! Isto porque, apesar de ter tido o desconto de 50% e de considerar que se tratou de um bom negócio, a verdade é que comprei um artigo que não compraria se não houvesse a dita promoção! E não compraria pelo simples facto de não se tratar de algo que fosse essencial.

A táctica da loja funcionou na perfeição comigo, e funcionará com muitas mais pessoas porque na realidade não processámos a informação de uma forma objectiva e totalmente racional. Se tivesse dado mais uma volta à loja antes de efectuar a compra, provavelmente não recorreria à dita promoção para comprar um segundo artigo. O que só prova que ‘em casa de ferreiro, espeto de pau’!

1 thoughts on “Armadilhas Persuasivas das Promoções de Natal

  1. é a realidade que temos 🙂
    a verdade é que nós gostamos de consumir, de gastar e se o fazemos é porque podemos e por isso esta tudo bem.
    parabens pelos vossos artigos e boas festas

Deixe um comentário