Sinistralidade Rodoviária: É Necessário Uma Comunicação Mais Eficaz

Como em quase tudo na vida, a redução da sinistralidade rodoviária depende de boas estratégias de comunicação para surtir efeito. Em Portugal todos os anos são realizadas campanhas de sensibilização que têm um efeito quase nulo em termos de resultados práticos. Fica abaixo um exemplo:

Praticamente todos os adultos portugueses se recordam deste anúncio da prevenção rodoviária portuguesa que apresentava testemunhos reais de vítimas de acidentes ao som da música ‘Wise Up’ de Aimee Mann. É claramente um dos melhores anúncios do género feito em Portugal, mas ainda assim tem um defeito: é centrado numa pessoa que é responsável pelo acidente que a vitimou! Isto torna fácil a manutenção da ideia de que os acidentes só acontecem aos outros e que o acidente se deveu a alguma falha dessa pessoa.

Agora vejam com atenção o seguinte anúncio britânico inserido na campanha THINK!:

Um anúncio chocante, como quase todos os de prevenção rodoviária britânica, que causou polémica mas que demonstrou ter resultados em termos de mudança de comportamentos e atitudes por parte dos condutores britânicos. O principal factor para isso ocorrer foi o facto de este anúncio se centrar nas consequências que os acidentes rodoviárias têm para outras pessoas inocentes e não no que pode acontecer à pessoa que conduz.

Este tipo de anúncios surgiu como resultado de um estudo sério sobre as atitudes dos britânicos, sobretudo os jovens, acerca dos hábitos de condução e da análise da interpretação feita dos anúncios sobre segurança rodoviária até então exibidos no país. O problema dos anúncios britânicos era o mesmo dos portugueses: focavam-se sobretudo nas consequências para uma única pessoa como resultado do seu comportamento. Como as pessoas são péssima no que diz respeito a serem capazes de predizer o seu comportamento, estes exemplos acabam por ter menos impacto do que o esperado.

Mais ainda, alguns desses anúncios mostravam um grupo de jovens a divertirem-se numa discoteca enquanto consumiam álcool sendo que mais tarde um desses jovens tinha um acidente de automóvel. Apesar da haver uma vítima, este anúncio transmitia a ideia de que era norma e socialmente aceitável que os jovens saíssem, consumissem álcool e posteriormente conduzissem; ou seja, precisamente o contrário do que se pretendia.

A lição a retirar daqui é a de que a melhor forma de se comunicar algo tão sensível não deve ser deixado à criatividade ou à ‘leitura’ que uma agência publicitária faz da realidade. É necessário estudá-la aprofundadamente de forma a obter os insights correctos para actuar sobre eles. É necessário que as pessoas responsáveis pelo assunto em Portugal reflictam e se resolvam a reunir esforços no sentido de perceber realmente as causas por detrás da sinistralidade rodoviária ao invés de se refugiarem sempre nas mesmas respostas fáceis e que já vimos não servirem de muito. Se calhar está na hora de fazer perguntas diferentes!

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6 thoughts on “Sinistralidade Rodoviária: É Necessário Uma Comunicação Mais Eficaz

  1. Pingback: Fique por dentro Comportamento » Blog Archive » Sinistralidade Rodoviária: É Necessário Uma Comunicação Mais …

  2. Pingback: Segurança Rodoviária à Maneira Checa « Dissonância Cognitiva

  3. Pingback: Este Blog Vai de Férias – O Que Fazer? | Dissonância Cognitiva

  4. antonio Patricio

    Todos juntos somos poucos para ajudar a TRAVAR O DRAMA DA SINISTRALIDADE RODOVÁRIA
    .A PREVENÇÃO RODOVIÁRIA PORTUGUESA DEVE TRABALHAR NAS ESCOLAS PRIMÁRIASE SECUNDARIAS e não noutras Areas é uma Instituição de utilidade Publica E.T,C

    Antonio Patricio-odramadasinistralidaderodoviaria.blogspot.com

    Responder
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