Esperança: O Traço Essencial de um Político

Seth Godin escreveu um post que resume na perfeição o que é o marketing político e o que esteve por detrás do sucesso de Obama: Esperança! A característica essencial de um grande líder político ou civil é a capacidade de trazer esperança aos seus concidadãos. Esperança num Mundo melhor, num futuro mais risonho… Esperança que o amanhã seja melhor do que o hoje ou de que o ontem!

Hitler era a esperança dos alemães em renascer da 1ª Grande Guerra, o mesmo para Mussolini em Itália. Churchill foi o homem em quem os britânicos depositaram a sua esperança no combate ao nazismo. Seguiu-se-lhe Tatcher que prometeu recuperar o poder do Império Britânico. John F. Kennedy e Martin Luther King foram os símbolos da esperança de uma geração. Mandela, Gandhi e o Dalai Lama são símbolos de esperança para quem acredita num futuro em que todos os povos do Planeta conviverão em paz.

Para o bem e para o mal, a esperança é o grande motor do marketing político. Raramente o desespero leva a melhor, e os seus efeitos são sempre curtos.

Obama personifica a esperança! Quer por ser o primeiro presidente negro dos EUA, quer por ter nascido no Hawaii, quer pelo facto do seu pai ser queniano, quer pelo trabalho que desenvolveu na cidade de Chicago, quer pela sua figura, quer pelo seu discurso… O dia de ontem provou um pouco por todo o Mundo que Obama significa esperança para grande parte do Planeta!

Já agora, quando se olha para o panorama político português por onde anda a Esperança?

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s