Twitter: De Software de Nicho a Fenómeno Web

O Twitter parece que atingiu finalmente o status de comodidade ‘must have’ a nível dos social media, pelo menos se tomarmos como medida de análise a quantidade de posts e de referências ao serviço que vão sendo feitas quer online quer offline. Nas últimas semanas não tem havido um único dia em que não encontra um post no meu leitor de feeds dedicado ao Twitter. De acordo com o Google Blogsearch forma publicados cerca de 235.017 – quando efectuei pesquisa – posts com menções ao Twitter na última semana!

Para ter uma ideia mais exacta do que tem representado este crescimento no número de menções ao Twitter, resolvi fazer alguma pesquisa pessoal e cruzamento de alguns dados de forma a ter uma noção mais correcta deste fenómeno.

Para começar, usei o Technorati – sim já sei que se trata de algo ‘oh so 2006’ – para ver o volume de menções diárias ao Twitter nos blogs. Como facilmente se percebe do gráfico abaixo, existem cada vez mais referências ao serviço nos blogs registados pelo Technorati – mesmo se descontarmos o pico registado por volta de 6 de Janeiro de 2009.

twitter_technorati

O passo seguinte passou por uma pesquisa no Google Trends para verificar como tem evoluído a pesquisa sobre o Twitter. Sem surpresas, depois de um crescimento uniforme, a partir do 4º trimestre de 2008 tem-se verificado um aumento rápido do número de pesquisas feitas nos motores Google para o termo Twitter.

twitter

A confirmar isso mesmo, está o gráfico abaixo que representa o número de visitas ao site Twitter.com de acordo com o Google Trends for Websites.

twitter2

O crescimento do site tem sido de tal ordem que o Twitter já alcançou o Digg de acordou com a Hitwise.

twitter-digg-wms

Ainda de acordo com a mesma empresa, as visitas ao Twitter.com por parte de utilizadores britânicos aumentou 10x durante o último ano!

twitter_uk_traffic_grwoth_2008_2009_chart

Convém realçar que estes 3 gráficos representam as visitas ao site Twitter.com e não contabilizam os acessos via telemóvel ou através de aplicações de terceiros que são cada vez mais a forma de acesso preferencial para os heavy users.

E quanto a Portugal? Numa semana em que o Twitter teve grande publicidade via Nuno Markl e a Presidência da República, parece não restarem grandes dúvidas que o serviço está, finalmente, a entrar em força no mercado português. A confirmar isso, podem ver abaixo o gráfico que representa o volume de pesquisas para o termo Twitter em Portugal, Brasil e Espanha. No mês de Janeiro deste ano verifica-se um aumento enorme no número de pesquisas feitas em Portugal.

twitter_search

Talvez um pouco mais tarde do que muitos previam, o Twitter parece que irá finalmente tornar-se mainstream durante este ano – diria até ao final do 1º semestre. Tendo no entanto em conta as especificidades do serviço, não me parece que muitos dos que irão agora aderir se mantenham activos durante muito tempo. O que é natural, bastando para isso ter em conta o que foi e tem sido a natural progressão do fenómeno weblogs.

Pessoalmente tenho pena de não ter disponibilidade para usar o Twitter de forma regular porque me parece uma plataforma que alia a simplicidade a um potencial tremendo. Tal como aconteceu com as sms em relação às chamadas de voz, o Twitter vai acabar por se tornar a forma preferencial de comunicação na web!

One thought on “Twitter: De Software de Nicho a Fenómeno Web

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s