Carnaval Censurado e Amordaçado

É Carnaval ninguém leva a mal

O dito popular pode continuar em vigor, mas para o Governo português – sobretudo para Sócrates – as coisas não têm corrido nada bem e, diga-se, sem culpa nenhuma do Primeiro Ministro. As duas situações envolvendo os cortejos de Carnaval de Torres Vedras e de Paredes de Coura voltam a lançar a suspeita de censura e de despotismo por parte do Governo, embora eu duvide que quer Sócrates quer os seus ministros estejam directamente envolvidos nas duas situações.

Em Torres Vedras, como todos soubemos, o Ministério Público censurou uma sátira ao Magalhães, voltando posteriormente atrás com a decisão. Em Paredes de Coura, num cortejo do Agrupamento de Escolas da zona, os professores desfilaram de preto, amordaçados e acorrentados como protesto por, alegadamente, terem sido forçados a participar no desfile pela Direcção Regional de Educação do Norte (DREN). Dois casos escusados e que vão servir de arma de arremesso contra o estilo de comunicação de Sócrates e do PS.

No primeiro caso, não se percebe como alguém possa considerar o conteúdo das imagens como material pornográfico. Sobretudo porque estamos a falar de um corso carnavalesco onde existe mais nudez do que aquela exibida na caricatura do Magalhães. No segundo, e tendo em conta o historial da DREN em casos de censura teria sido mais prudente evitar toda esta confusão.

Nos dois casos tratou-se de excesso de zelo por parte de duas instituições que acabam por se reflectir na imagem que as pessoas têm do Governo e do Primeiro Ministro. Sócrates e o seu Governo têm sido acusado – com ou sem razão não sei nem interessa para o caso – de várias tentativas de manipular a informação e de censurarem algumas notícias pouco favoráveis aos seus propósitos. Nestes dois casos, Sócrates acaba por se tornar alvo indirecto das críticas sem ter nada a ver com o assunto.

Isto só mostra que gerir a comunicação de uma grande instituição é uma tarefa complicada e nem mesmo uma ‘máquina bem oleada’, como a oposição gosta de apelidar os esforços de comunicação do PS e do Governo, consegue controlar tudo aquilo que é dito ou todos os seus constituintes.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s