Fraudes Financeiras: Uma Questão de Persuasão

A alegada fraude perpetrada por Bernard Madoff voltou a colocar as grandes fraudes financeiras em destaque, ainda para mais quando estamos num momento em que a economia mundial está fragilizada. Num interessante artigo no USNews, Katy Marquardt dá conta de um alerta da Finantial Industry Regulatory Authority (FINRA) em que se referem 5 tácticas comuns aos esquemas fraudulentos.

Quem lê este blog rapidamente reconhecerá 4 dessas 5 tácticas como fazendo parte dos princípios de persuasão propostos por Robert Cialdini. Como tenho vindo a defender, a persuasão é – para o bem e para o mal – uma das grandes forças reguladores das relações sociais entre os seres humanos. Neste caso podemos ver como podem ser usadas para gerar graves problemas financeiros.

Recomendo a leitura do artigo, bem como do alerta da FINRA, para se perceber como estes princípios são usados regularmente em fraudes financeiras. Para quem quiser saber um pouco mais, estão disponíveis as minhas séries de posts sobre os Princípios da Persuasão de Cialdini e sobre as Tácticas de Persuasão mais usadas.

Anúncios

One thought on “Fraudes Financeiras: Uma Questão de Persuasão

  1. Pingback: O olhar de Bruno Ribeiro « O Peso e a Leveza

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s