Usar o Humor com Arma de Marketing

De regresso de férias, regresso aos posts neste blog com uma interessante observação que fiz no meu local de descanso nas duas últimas semanas: a Rep. da Irlanda! E a observação é muito simples: na grande maioria das lojas, e sobretudo em restaurantes, o bom humor dominava a comunicação com os clientes!

Não estou aqui a falar na simpatia dos empregados, mas sim em pequenas mensagens colocadas nos restaurantes com o intuito de animar os consumidores enquanto estes esperavam ou comiam a sua refeição.

A cadeia Burger King* destacou-se por completo neste campo já que as paredes dos restaurantes (visitei dois) estavam repletas de postes com frases relevantes para a marca mas marcadas pelo bom humor. O principal poster relatava a história do Mundo de uma forma muito resumida, algo como isto:

Em 5000 A.C. o Homem inventou a roda, e depois uma série de coisas aconteceram até à abertura do primeiro restaurante Burger King em Miami em 1954.

Não é propriamente material hilariante, mas é suficiente para um esboçar de um sorriso. Mas não só o Burger King usa esta estratégia. Uma outra cadeia de hambúrgueres local (como podem ver a minha dieta foi muito saudável!), o Eddie’s Rocket (visita obrigatória para quem goste deste tipo de comida) recorre ao mesmo estratagema para animar os seus clientes. A frase mais memorável neste estabelecimento é a seguinte:

Apoie o Eddie’s. Peça mais do que aquilo que consegue comer!

Não é por este tipo de mensagens que as grandes campanhas publicitárias são premiadas, mas é por este tipo de iniciativas e pelo ambiente que criam que se gera empatia com o consumidor e se aumentam as recomendações. Já aqui referi como o acto de sorrir nos leva a interpretar os acontecimentos como mais positivos e a transferir essa emoção para as marcas. Isto é um exemplo prático disso. Clientes satisfeitos e felizes são melhores clientes e os melhores embaixadores de uma marca.

* Actualmente estou empregado na área de Recursos Humanos do Grupo Ibersol que explora o conceito Burger King em Portugal e Espanha.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s