Qual a Melhor Forma das Empresas Usarem os Social Media?

Esta é a pergunta para os 250 mil euros!

Cada vez mais (felizmente!) as empresas estão a começar a compreender o potencial que os social media podem ter no estabelecer de relações com os consumidores e a procurarem implementar planos estratégicos que incorporem estes meios nos tradicionais planos de marketing, de comunicação ou ambos. Como acontece com tudo o que é novo – em termos de adopção empresarial no caso concreto – é difícil estabelecer qual a forma correcta de usar estas tecnologias. Daí a pergunta do título deste post ser muito frequente.

A resposta é simples: nenhuma e todas!

A maior parte das empresas que resolvem ‘entrar’ nos social media procura ver aquilo que tem resultado em outros casos e copia a fórmula. O problema é que não existem fórmulas de sucesso garantido nos social media: o que funciona na perfeição para uns pode ser o caminho para o fracasso para outros! E vice-versa! Cada empresa deve criar de raiz o seu plano de forma a acomodá-lo às suas características e às dos seus clientes.

Como é óbvio, todas as empresas que usam, ou usaram, os social media deverão ser fontes de informação a estudar de forma a perceber o que funcionou ou não em cada caso em concreto. Mas é fundamental que se perceba que cada caso é um caso e se procure compreender o porquê de determinada estratégia funcionou ou falhou naquele caso em concreto.

No final, o que importa é que a presença das empresas nos social media signifique a criação de valor acrescentado, não só para a empresa mas sobretudo para os seus consumidores. É irrelevante ter um blog, estar presente nas social networks ou no Twitter se isso não se traduzir num benefício claro para os consumidores. Pode ser a melhoria do serviço de apoio ao cliente, ou uma campanha de marketing ou o simples relacionamento mais personalizado. O que interessa é que, independentemente das plataformas ou das estratégias, não se trate apenas de uma adesão à moda mas sim um benefício acrescentado para os clientes. Caso contrário estes não terão motivos para acompanhar a empresa nos social media.

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