Bloggers: Fontes de Influência Online – Trabalho Académico

Em 2006, quando estava a terminar a minha licenciatura em Psicologia com pré-especialização em Psicologia Social da Política e da Economia, realizei um trabalho para a disciplina da Influência, Cognição Social e Comportamentos Colectivos sobre a influência dos bloggers sobre as atitudes, percepções e comportamentos dos leitores online. Na altura, os blogs ainda eram algo de relativamente novo e a sua importância e capacidade de persuasão temas de dúvida para muita gente.

Apesar de se terem passado 3 anos desde que realizei este trabalho, e de muitas coisas já se terem alterado no panorama dos social media – incluindo um relativa perda de importância dos blogs para as social networks e para o Twitter – penso que a análise que fiz continua a ser relevante, sobretudo para o contexo do nosso país que, pese algumas evoluções recentes, ainda se encontra algo ‘atrasado’ no que à adopção desta nova realidade de comunicação – porque na realidade é disso que se trata – diz respeito. Como tal, resolvi partilhar convosco este trabalho para que possa servir de base de discussão ou como suporte para outras análises do tema.

Neste trabalho apliquei as teorias da influência social, com especial destaque para os Princípios de Persuasão delineados por Cialdini, para explicar o porquê dos bloggers terem assumido um papel fundamental em termos de influência de uma forma tão rápida. Embora este estudo tenha tido como único objecto de análise os blogs, as mesmas regras aplicam-se à generalidade dos social media.

Pensei em actualizar os conteúdos e expandi-los antes de partilhar o trabalho, mas acabei por decidir que o original seria um ponto de partida interessante e que permitiria também servir como uma ‘fotografia’ do panorama de há 3 anos. Quero no entanto ressalvar que este é um trabalho académico e que, como tal, dá maior enfâse às questões teóricas do práticas. Se fosse feito hoje teria um âmbito mais alargado e beneficiaria de toda uma evolução no meu conhecimento sobre as duas temáticas. Na altura ainda estava numa fase de exploração dos social media e como tal este trabalho sofre um pouco dessa minha ‘ingenuidade’. Portanto leiam, comentem e critiquem!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s