Monitorizar os Social Media: E os Fóruns, Pá?

Os social media estão em voga! Parece não haver dúvidas e é saudável que cada vez mais as pessoas, as empresas e os meios de comunicação social dediquem mais tempo e atenção a estes meios. Mas algo que me faz alguma confusão é o facto de se falar de social media apenas em termos de blogs, das social networks e do Twitter – ultimamente até os blogs estão a ser deixados de parte na definição de social media. E os fóruns?

Poucas vezes se fala dos fóruns – que existem aos milhões – como uma das vertentes dos social media. Eu compreendo que isso ocorra porque os fóruns não são ‘novidade’, são algo do passado, da web 1.0 e como tal são esquecidos nas listas e nas análises que se fazem dos social media. Quando escrevi aqui um Guia de Monitorização dos Social Media, na entrada relativa aos locais onde as empresas devem centrar a monitorização, referi o seguinte acerca dos fóruns:

Fóruns e Grupos de Discussão online, que representam o verdadeiro início dos social media numa altura em que a Web 2.0 não entrava no léxico comum. Apesar do menor mediatismo continuam a ser plataformas importantes para a troca de ideias e opiniões entre internautas pelo que continuam a ser fundamentais para uma estratégia de monitorização eficaz.

Os fóruns continuam a ser um dos principais pontos de encontro na Internet. Apesar de visualmente não poderem competir com as redes sociais e de serem ‘simples’ – o que é bem diferente de simplistas – os fóruns continuam a ser fundamentais na partilha de informação e de recolha de dados sobre empresas, produtos e serviços. Embora possam ter perdido importância relativamente às novas plataformas, não creio terem perdido o potencial de influenciar os consumidores. Penso até que o facto de serem menos mediatizados os torna ainda mais importantes na recolha de opiniões.

Nenhuma empresa/instituição que pretenda monitorizar os social media deve deixar de parte os fóruns. Isso seria o mesmo que fazer media monitoring tradicional e deixar de parte um dos jornais/revistas de maior tiragem e difusão. Embora a monitorização e análise das opiniões deixadas nos fóruns possa parecer algo óbvio para quem conhece a dinâmica da web, não é assim tão evidente que a mesma seja realizada por parte de quem acabou de iniciar ou pretende iniciar uma estratégia de monitorização de uma marca/produto/serviço nos social media. E isso ocorre sobretudo porque quem escreve e analisa estes meios tem a tendência a esquecê-los.

Existem ferramentas que permitem fazer uma monitorização eficaz daquilo que é dito em milhares de fóruns, como é o caso do Board Tracker ou do Board Reader. Pessoalmente recomendo o uso deste tipo de ferramentas apenas para encontrar referências em fóruns não especializados no mercado em que se posiciona a marca/produto/serviço que pretendemos seguir. Nos fóruns especializados recomendo que se faça uma análise profunda do ‘ambiente social’ do fórum e que se siga com mais cuidado os comentários, não só daqueles que são feitos directamente sobre o nosso objecto de análise mas também sobre concorrentes e sobre o mercado em geral já que estes comentários nos podem dar uma ideia mais real daquilo que os nossos actuais e potenciais clientes pensam e desejam.

P.S. O título deste post é mais do que inspirado na música ‘E o Povo, Pá?’ dos Homens da Luta que são claramente uma lufada de ar fresco no panorama cultural nacional.

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