Redes Sociais em Portugal: Análise de Audiências (I)

 Por uma questão de curiosidade pessoal e profissional, resolvi fazer um pequeno ‘estudo’ sobre a utilização de redes sociais pelos internautas portugueses. Não sobre os hábitos dos mesmos ou o que os leva a utilizar estas plataformas – isso seria interessante, mas dispendioso e demorado – mas sobre as suas audiências* através do método DIY (Do It Yourself) recorrendo a ferramentas gratuitas: Alexa e Google Trends for Websites. 

Começando precisamento pelos dados Alexa, uma análise do Top 100 dos sites em Portugal, não há grande surpresa ao constatar que o hi5 é a rede social com mais tráfego em Portugal. De facto, o sucesso desta rede fica bem patente no facto de ser o 2º site – de acordo com os dados Alexa – com mais visitas em Portugal apenas suplantado pelo Google na versão PT. A segunda posição no ‘ranking’ das redes socias em Portugal pertence ao Facebook que é já o 9º site mais visitado em Portugal o que demonstra bem o crescimento da rede social no nosso país, acompanhado aliás a tendência a nível global onde já é líder.

snetworks

As redes sociais seguintes surgem, curiosamente, todas seguidas no ranking: Orkut (31º), Myspace (32º) e Twitter (33º). O sucesso do Orkut deve-se, creio eu, ao facto de ser a rede mais popular no Brasil e daí ter migrado para Portugal. O mau posicionamento do Myspace em termos de tráfego deve ser motivo de análise até porque estamos a falar de uma rede social que apostou forte com festa de lançamento e uma versão direccionado ao mercado português.

Mais interessante é o lugar ocupado pelo Twitter. A rede de microblogging só este ano conseguiu notoriedade em Portugal mas tem demonstrado um crescimento acentuado – seguindo os padrões internacionais – e é preciso notar que muitos utilizadores acedem ao serviço através de ferramentas externas. Se esses acessos fossem contabilizados é bem possível que o Twitter estivesse no top 25 de sites em Portugal. A completar a lista no top 100 aparecem as redes Badoo (45º) e Tagged (64º). Grande ausente desta listagem LinkedIn.

Mas para além de ver a posição em termos de ranking é (mais) interessante ver também qual a tendência de tráfego destes sites no sentido de perceber quais os que estão a subir e os que estão a perder tráfego. Como o Alexa não providencia – gratuitamente – esta análise por país, realizei este fase do estudo no Google Trends for Websites, ficando a sua apresentação para um post seguinte.

*: não se deve entender ‘audiências’ como sinónimo de utilizadores. Para saber mais sobre como o Alexa compila os rankings sigam este link.

One thought on “Redes Sociais em Portugal: Análise de Audiências (I)

  1. Pingback: Twitter Trackbacks for Redes Sociais em Portugal: Análise de Audiências (I) « Dissonância Cognitiva [dissonanciacognitiva.wordpress.com] on Topsy.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s