As Redes Sociais em Portugal: Análise de Audiências (II)

Como prometido fica aqui a segunda parte da minha análise DIY das redes sociais em Portugal. No primeiro post recorri aos dados fornecidos pelo Alexa para apresentar um ranking das redes sociais em Portugal, no que diz respeito a audiências. Neste post, vou dar mais profundidade a essa análise utilizando o Google Trends for Websites para perceber qual a tendência de tráfego de cada uma das redes sociais referidas.

Perceber qual o rumo que o tráfego de um dado site apresenta é fundamental para avaliar o seu estado actual, mas também quais as suas perspectivas futuras. A escolha do Google Trends deve-se ao facto de ser, das ferramentas gratuitas, a que melhor se presta a este tipo de análise. Tem, como é óbvio, algumas desvantagens a começar pelo facto de não fornecer dados sobre as propriedades Google o que desde logo exclui o Orkut da análise. Como o Google apresenta resultados normalizados, optei por não colocar um gráfico com todos os sites em conjunto porque o volume de tráfego do hi5 é de tal forma superior que as linhas dos restantes sites tornam-se ilegíveis.

hi5

Começando pelo hi5 verifica-se que, apesar de continuar a ser de longe a rede social com maior volume de tráfego, a tendência é de diminuição no número de visitas. Desde o final de 2007 que o número de visitas ao site tem vindo a decrescer de forma acentuada.

trend_hi5

Facebook

Pelo contrário o Facebook tem registado um crescimento acentuado e sustentado. Desde a sua implementação que foi crescendo de forma moderada tendo, desde o início de 2009, acelerado o seu crescimento o que só vem demonstrar que a estratégia de expansão da rede social a nível mundial foi muito bem organizada. Ainda está longe do domínio do hi5, mas a manter esta tendência isso será por pouco tempo.

trend_facebook

Myspace

Como ontem referi, a posição do Myspace no ranking Alexa não deixa antever boas coisas para a rede social. Olhando para o gráfico do Google Trends percebe que o cenário não é famoso: o Myspace não só não vingou como tem vindo a perder tráfego continuamente!

trend_myspace

Twitter

O vencedor para maior crescimento em menor espaço de tempo é claramente o Twitter. O volume de tráfego com origem em Portugal para a plataforma de microblogging era residual até ao final de 2008, mas desde o início do ano tem registado um aumento progressivo fruto da maior mediatização da plataforma.

trend_twitter

Badoo e Tagged

Confesso que a presença destas duas redes sociais no Top 100 dos sites em Portugal me deixou algo surpreendido. São dois players com muito menos publicidade e divulgação mas que têm apresentado um crescimento interessante nos últimos meses. A ter em atenção.

trend_badoo

 

trend_tagged

LinkedIn

Surpresa também foi a ausência do LinkedIn dos 100 sites com maior audiência em Portugal. Achei por isso interessante verificar a tendência de tráfego da rede social profissional. Depois de uma fase de crescimento constante, o LinkedIn parece ter estagnado mas mantido um volume de tráfego constante com algumas oscilações rapidamente corrigidas. Não estando a crescer, também não está a diminuir. Tendo em conta a crescente popularidade das redes sociais em termos profissionais acredito que o LinkedIn irá crescer nos próximos tempos.

trend_linkedin

O que estes dados demonstram – e chamo a atenção que os dados do Google podem não ser totalmente fidedignos – é que o Facebook e Twitter estão em plena fase de expansão em Portugal, muito provavelmente às custas de Myspace e hi5. Enquanto que no caso do Twitter ainda é cedo para afirmar que esse crescimento será para manter, até porque o lançamento do Google Wave e a aquisição do FriendFeed pelo Facebook são duas ameças sérias; o crescimento do Facebook em Portugal tem seguido a lógica de longo prazo verificado em outros mercados. O que não dá para negar é que tanto Myspace como hi5 estão em perda de forma constante.

Anúncios

3 thoughts on “As Redes Sociais em Portugal: Análise de Audiências (II)

  1. Pingback: Twitter Trackbacks for As Redes Sociais em Portugal: Análise de Audiências (II) « Dissonância Cognitiva [dissonanciacognitiva.wordpress.com] on Topsy.com

  2. Ana Viana

    Boas
    O teu estudo é deveras importante para mim. Estou neste momento a fazer um trabalho sobre internet marketing nomeadamente sobre redes sociais e a sua utilização para o marketing.
    Gostava se fosse possível de falar melhor contigo, se estivesses disponivel para isso …
    Por msn?
    Por telemóvel?
    E de ter acesso a outros dados que possas não ter divulgado no site.
    Psywoman@hotmail.co.uk

    Responder
  3. Pingback: Redes Sociais em Portugal: Análise de Audiências Dez’09 (I) « Dissonância Cognitiva

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s