Social Media Não É Solução Para Maus Serviços

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Todo o buzz em torno dos social media e a facilidade com que se podem criar perfis nas redes sociais ou um blog tem levado a que cada vez mais empresas apostem nestes meios para entrar em contacto com os seus clientes, actuais ou potenciais. E porque não haviam de o fazer? Cada vez mais pessoas usam as redes sociais para encontrar informações sobre produtos e/ou serviços. O Google é hoje em dia a página principal de qualquer negócio. Os consumidores preferem encontrar informação na net veiculada por outros consumidores, ou pelo menos ter a hipótese de comunicar directamente com uma empresa sem recursos a intermediários. É por isso natural que a aposta nos social media a nível empresarial cresça.

Existe no entanto um erro no raciocínio de muitas empresas que apostam nos social media para promover os seus produtos ou para interagir com os seus clientes: um perfil no Twitter, um blog da empresa, um canal no Youtube não são substitutos para um bom produto ou serviço! Se o produto/serviço for mau, a qualidade da presença de uma empresa nos social media pouco fará para o tornar num sucesso.

Escrevo isto porque cada vez mais me parece que muita gente vê nos social media uma panaceia para todos os males. Não o é, nem tem de o ser. Antes de pensar como se vai promover algo nos social media, de tentar criar vídeos virais (já agora, um vídeo não é viral só porque a agência que o fez lhe deu esse nome), é mais importante criar bons produtos e prestar bons serviços aos clientes. As opiniões que os consumidores veiculam na web são um reflexo da qualidade dos produtos. Por muito que muitos marketeers considerem que se tratam de conspirações, ou a culpa do fracasso de um produto é dos clientes por não terem percebido o quão fantástico esse produto é, a verdade é que uma empresa que tenha várias críticas negativas, ou cujos produtos sejam avaliados negativamente, deve preocupar-se primariamente com melhorias internas e não em adoptar a mais recente “moda” em termos de social media.

Ao contrário de alguns mitos que por aí circulam, não basta ter uma página no Facebook para ser um sucesso garantido. É preciso antes de mais demonstrar que os seus produtos ou serviços são de qualidade. Usar os social media como remendo dos erros cometidos offline é uma estratégia que apenas terá relativo sucesso a curto prazo.

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3 thoughts on “Social Media Não É Solução Para Maus Serviços

  1. Domicio Neto

    Muito bom!!!

    Realmente muitas empresas estão achando que as mídias sociais e o contato direto com o consumidor/cliente irá resolver todos os seu problemas.
    O que infelizmente acontecesse em muitos cassos é a própria agência que vende o serviço online dizer, erroneamente, que mídias socias será a solução de tudo assim como as agências de publicidade já venderam isso um dia.

    Parabéns pelo post.

    Responder
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