A Web Social como Ferramenta Essencial para as ONGs

Este fim-de-semana o Banco Alimentar contra a Fome esteve a recolher donativos nos supermercados e hipermercados (pelo menos na zona de Vila do Conde). Como faço sempre, dei o meu pequeno contributo para a causa, mas na realidade foi uma sorte porque só me dirigi ao supermercado por uma “emergência”. Caso contrário não teria contribuído, algo que sempre faço. E tudo porque não fazia a mínima ideia de que o Banco Alimentar (BA) estaria a recolher donativos.

Resolvi fazer uma pesquisa rápida na web para ver se o BA estava a utilizar a Internet como veículo de comunicação das suas iniciativas, mais concretamente as redes sociais. Infelizmente não é o caso. Não existem perfis do BA nem no Facebook nem no Twitter, embora alguns núcleos estejam presentes nomeadamente o BA Santarém e o BA de Braga no Facebook, e o BA de Portalegre (que também tem um blog) e novamente o de Braga no Twitter. Presenças essas no entanto pouco notáveis, sobretudo no caso do Facebook onde foram criados perfis e não páginas. O próprio site do BA não é grande ajuda. Pouca informação, algumas notícias e links para os vários núcleos onde a lógica se repete.

As ferramentas da web social são uma mais-valia extraordinária para associações de solidariedade e que dependem do voluntariado como é o caso do BA. O potencial de angariação de voluntários e de donativos através da web é enorme e poderia contribuir para que o BA fosse uma organização a ajudar o ano inteiro e não apenas quando faz campanhas nos supermercados. Isto é verdade para o BA como para qualquer outra ONG.

Criar uma presença eficaz, e no caso coordenada, na web social leva obviamente o seu tempo, mas deixo abaixo algumas sugestões de como o fazer, usando o BA como exemplo:

Facebook – criar uma página para o Banco Alimentar, e não várias páginas para cada núcleo. Aqui poderiam ser reunidas informações sobre todas as iniciativas do BA em todo o país, bem como activar as várias aplicações do FB que permitem a recolha de donativos. A página geral justifica-se pelo facto de ser mais mobilizador uma página com 1000 fãs do que 10 páginas dispersas com 100 fãs cada.

Twitter – aqui, ao contrário do Facebook, justifica-se uma abordagem mais descentralizada com cada núcleo a ter a sua própria conta – o que não invalida a existência de um conta geral agregadora por parte do BA. O Twitter é uma ferramenta de maior proximidade e espontaneidade do que o Facebook o que o torna ideal para o tipo de contactos que os núcleos regionais do BA efectuam.

Blogs – tal como com o Twitter, e sem excluir um blog geral, aqui também se justifica mais a criação de 1 blog por núcleo com temáticas mais específicas da região em que se inserem.

Flickr e Youtube – Aqui existem argumentos a favor das duas abordagens. Penso que o ideal seria uma conta por núcleo e uma conta geral que agregasse os conteúdos.

Não se trata exactamente de uma estratégia de comunicação na web social mas sim de algumas medidas que poderiam ser tomadas no sentido de aproveitar os benefícios destas ferramentas. Dei o exemplo do Banco Alimentar, mas muitas outras organizações de solidariedade ou não-governamentais poderiam retirar mais proveitos destas ferramentas.

Em tom mais positivo, é preciso que se note que a campanha do Banco Alimentar deste ano bateu o recorde de recolha de donativos. É uma excelente notícia saber que os portugueses continuam a “cuidar” uns dos outros. Claro que isto demonstra que o BA tem sucesso mesmo estando ausente das redes sociais – o que é óptimo – mas acredito que essa presença far-se-ia notar muito mais durante o resto do ano em que estas iniciativas não são “notícia” e quando o espírito natalício está mais distante.

Advertisements

One thought on “A Web Social como Ferramenta Essencial para as ONGs

  1. Pingback: Tweets that mention A Web Social como Ferramenta Essencial para as ONGs « Dissonância Cognitiva -- Topsy.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s