Popularidade vs Influência

Nós, humanos, gostamos de rankings. E de listas. No fundo gostamos de categorizar. Ou melhor, necessitamos de categorizar para criarmos algum sentido de ordem em ambientes tão diversos e ambíguos como aqueles que o Mundo nos oferece. Esta necessidade de listar e de categorizar foi exponenciada pela web – até porque é uma excelente estratégia de linkbait. Não há 1 dia em que não encontre um post num blog ou um artigo em algum site com o Top [inserir número] de qualquer coisa. Sobretudo neste período de transição entre o velho e o novo ano.

No que diz respeito à web social, é normal encontrar listas e rankings dos bloggers ou perfis do Twitter mais influentes. O problema é que raramente esses rankings e listas utilizam o conceito de influência como medida. O mais comum é a lista de influentes ser na realidade uma lista de popularidade, indicando os blogs com mais visitas ou os perfis com mais seguidores. O que me parece é que para muita gente influência e popularidade são uma e a mesma coisa, quando na realidade são noções diferentes mesmo que se cruzem e interajam.

Ser-se popular não é ser-se influente. Assume-se que quem tem mais seguidores ou mais leitores é forçosamente mais influente. Isso pode ser verdade em alguns casos, mas não é um dogma. Não existe uma relação de causa e efeito entre popularidade e influência, mas sim de correlação. A popularidade é um factor utilizado para inferir a qualidade de algo, como explico no meu post sobre a norma da validade social: perante a ambiguidade e dificuldade em escolher entre vários estímulos recorremos ao comportamento dos outros como forma de decidirmos.

A lógica de que algo popular é influente não está errada; apenas é simplista. Como é óbvio, quanto maior o número de pessoas às quais consigamos fazer chegar a nossa mensagem, maior é a probabilidade de influenciarmos alguém. Mas isto refere-se ao potencial de influência que uma pessoa ou um meio tem, não há sua capacidade de influenciar. É possível que algo, ou alguém, consiga fazer chegar uma mensagem a 1000 pessoas mas que não consiga influenciar nenhuma. Por outro lado, um indivíduo pode apenas falar com 10 pessoas e conseguir influenciar todas. Isto porque a capacidade de influenciar alguém depende de outros factores como a credibilidade do mensageiro, o formato no qual a mensagem é transmitida ou o contexto social e cultural no qual a comunicação é efectuada.

Este é o problema que afecta a publicidade nos media tradicionais: tem elevada difusão (i.e. chega a um número elevado de pessoas) mas pouco impacto (i.e. tem pouca influência no comportamento ou atitudes dos receptores). Não é à toa que em vários estudos feitos um pouco por todo o Mundo os inquiridos referem serem mais influenciados por mensagens que lhes são passadas por alguém que lhes é próximo, do que aquelas que lhes chegam via meios de comunicação (Nota: convém realçar que a maioria das pessoas não tem bem a noção de que meios ou pessoas influenciam as suas decisões, acabando por racionalizar. Escreverei sobre isto numa outra altura).

Voltando ao “universo” online, só porque um blog tem 50 mil visitas diárias ou um dado utilizador do Twitter mais de 100 mil seguidores, não significa que sejam os melhores meios para transmitir uma mensagem cujo objectivo seja o de influenciar alguém. Continuam a ser excelentes meios de difusão de mensagens dada a quantidade de receptores que conseguem atingir. Mas se o objectivo é influenciar, isto é, alterar comportamentos e atitudes, é possível que os verdadeiros influenciadores sejam bloggers com menos audiências mas com maior credibilidade junto da população com a qual se pretende comunicar, e de acordo com a especificidade do assunto.

Isto tudo não significa que alguém que é popular não é influente. Significa que este não é um rótulo que pode ser pura e simplesmente aplicado tendo por base apenas o número de leitores e seguidores. Há que investir mais e perceber se essa popularidade se traduz também em capacidade de influenciar.

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