Como Aumentar as Gorjetas: Usar Maquilhagem

As gorjetas representam uma parte significativa da remuneração total dos empregados de mesa. Tratando-se de uma componente altamente variável e que está dependente tanto da performance dos empregados como – se calhar sobretudo – da “boa vontade” dos clientes, é natural que quem dependa de gorjetas para aumentar o seu rendimento mensal desenvolva estratégias que levem a um aumento no número de gorjetas recebidas, bem como no aumento do valor de cada gorjeta.

Uma dessas estratégias, pelo menos para o caso das senhoras, passa pelo uso de maquilhagem! O objectivo da maquilhagem passa por tornar quem a usa mais atraente, um efeito que tem reflexo no volume de gorjetas que as empregadas de mesa recebem da parte dos clientes masculinos, já que o uso de maquilhagem não parece ter qualquer efeito sobre as gorjetas dadas por clientes do sexo feminino.

Num estudo realizado em França, um conjunto de 274 clientes de um restaurante (186 homens e 98 mulheres) foram atendidos por empregadas de mesa que, dependendo da condição experimenta, usavam ou não maquilhagem tentando manter – dentro dos possíveis – todos os restantes parâmetros do serviço. Os resultados do estudo vieram demonstrar que o uso de maquilhagem tem um efeito multiplicador no que que toca às gorjetas oferecidas por clientes masculinos.

Enquanto que na condição “sem maquilhagem” apenas 33% dos clientes masculinos deixaram qualquer gorjeta, este número aumentou para 51% na condição “com maquilhagem”. Para além disso, o valor médio da gorjeta aumentou, entre condições, de cerca de € 1,10 para cerca € 1.40. Como referido acima, no estudo não se verificou qualquer alteração significativa no comportamento dos clientes do sexo feminino no que diz respeito a deixar gorjetas.

Este efeito, ainda por cima restringindo-se apenas aos clientes masculinos, dever-se-á sobretudo ao aumento da atractividade física que o uso da maquilhagem confere às empregadas de mesa, o que leva os clientes masculinos a aumentarem o volume das gorjetas dadas talvez como forma de mostrarem também alguns atributos que os destaquem. Em todo o caso fica a nota: para as empregadas de mesa, maquilhem-se; para os clientes, principalmente homens, decidam o valor da gorjeta com base na qualidade do serviço e não na aparência física de quem serve.

Anúncios

One thought on “Como Aumentar as Gorjetas: Usar Maquilhagem

  1. Pingback: Mulheres Atraentes Tornam Homens Menos Inteligentes | Dissonância Cognitiva

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s