Sexo Oral Contra o Tabaco

Embora normalmente o uso de imagens de cariz sexual tenha por objectivo aumentar a atractividade de um produto, neste caso o que se pretende é tornar o produto como algo a evitar. Esta campanha é promovida pela associação francesa Droits des Non Fumeurs e, supostamente, tem por objectivo afastar os jovens do tabaco.

Obviamente que o objectivo da campanha é chocar e com isso garantir atenção. A imagem de cariz sexual chama a atenção. A simulação de sexo oral de jovens a um homem que aparenta estar na meia-idade choca. E com isso conseguiram “tempo de antena” um pouco por todo o Mundo e que o a campanha fosse exibida em blogs, sites e jornais aos quais dificilmente chegaria não fosse a sua capacidade de chocar.

Mas funciona? Chamar a atenção para o assunto é importante, mas se não se conseguir influenciar as pessoas para aquilo que se pretende – no caso demonstrar que o tabaco é um adição perigosa – tanta atenção acaba por resultar em nada. No caso concreto desta campanha, tenho dúvidas que obtenha os resultados pretendidos – com excepção da atenção gerada. Mas não critico totalmente a escolha da iconografia.

aqui referi que as mensagens normalmente exibidas nos maços de tabaco têm pouco ou nenhum resultado junto dos fumadores. De facto, podem até mesmo estar a contribuir para a promoção da adição e não para a sua erradicação. Nesse mesmo post, refiro que isso acontece em parte porque nós, seres humanos, temos uma sensação de invulnerabilidade perante o perigo, sobretudo quando este não é imediato. Esse mesmo sentimento é ainda maior junto dos adolescentes. Como todos sabemos, os adolescentes são imortais.

Vários estudos realizados ao nível da psicologia demonstram que a melhor forma de afastar um jovem do tabaco é mostrar as consequências negativas que fumar pode ter na sua vida social. Ideias como mau hálito, dentes amarelos e menor atractividade para o sexo oposto e junto dos seus pares têm melhores resultados do que mensagens sobre doenças e menor esperança de vida.

O problema é que neste campo – da imagem social dos fumadores – do outro lado estão décadas de esforços por parte da indústria do tabaco de promoção do seu produto como um facilitador social e de como um símbolo de ser cool. Embora a ideia desta campanha tente demonstrar de alguma forma isso, o ideal seria investir em campanhas de sensibilização para essa vertente da adição com apoio de entidades governamentais e da indústria do cinema e da televisão.

Anúncios

One thought on “Sexo Oral Contra o Tabaco

  1. André HP

    Aqui no Brasil está começando as proibições. A justificativa simples e básica é para evitar “fumantes passivos”; pura balela, na verdade é uma tentativa de reduzir o número de fumantes.

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s