Privacidade e Facebook: A Caminho da Transparência Total

A imagem acima foi criada a partir de um gráfico interactivo criado por Matt McKeon que procura ilustrar a forma como o Facebook tem lidado com as questões de privacidade dos seus utilizadores. Pela comparação de gráficos acima é fácil perceber que as barreiras da privacidade têm vindo a esbater-se à medida que o Facebook cresce e abre o seu “social graph” ao Mundo online. Pouco tem-se mantido na esfera privada e mesmo os “wall posts” que no gráfico aparecem como estando acessíveis apenas aos “amigos” podem ser consultados por qualquer outra pessoa caso isso esteja definido nas opções de privacidade.

O Facebook já se deparou com vários problemas relativamente à forma como lida com estas questões, sendo o fiasco do Beacon o mais significativo. As novas funcionalidades, dentro e fora da plataforma, vêm acentuar a tendência de uma maior transparência dos nossos perfis online. O que poderá isto significar para o futuro do Facebook? Isso depende largamente da forma como a empresa permitir aos utilizadores definirem os limites daquilo que é visível do seu perfil e, e isto será o mais relevante, da forma como essa informação será utilizado por terceiros. Para já o caminho é o de maior abertura e transparência possível – até porque isso é fundamental para a estratégia de crescimento e monetização do Facebook. Isto poderá também criar condições para que novos concorrentes surjam explorando o nicho de mercado da privacidade.

Para verem todo o gráfico e conhecerem a metodologia que esteve na origem do mesmo consultem o site The Evolution of Privacy on Facebook.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s