Mulheres Atraentes Tornam Homens Mais Impacientes

Já por várias vezes abordei aqui no blog o impacto que estímulos com conotação sexual podem ter sobre os processos de tomada de decisão de uma pessoa. Por exemplo, já vimos como o simples toque de uma mulher pode levar a uma maior tomada de riscos a nível financeiro, ou que a exposição a imagens de mulheres em bikini leva os homens a decisões impulsivas. Dentro desta mesma lógica, um estudo levado a cabo na McMaster University no Canadá veio demonstrar que a simples exposição a rostos de mulheres atraentes aumenta a preferência dos homens em obter recompensas imediatas ao invés de dividendos futuros mais elevados.

A maioria das pessoas tem uma maior preferência pela obtenção de uma recompensa no imediato – €10 na hora – em detrimento de um valor superior no futuro – €15 dentro de 2 semanas. Em geral, os homens apresentam uma maior tendência para preferir recompensas a curto prazo do que as mulheres. Essa diferença torna-se mais visível quando os sujeitos são expostos a imagens de rostos atraentes de pessoas do sexo oposto. O estudo referido, levado a cabo por Margo Wilson e Martin Daly, colocou sujeitos de ambos os sexos a avaliar a atractividade de rostos do sexo oposto, sendo que certos sujeitos avaliaram rostos maioritariamente atractivos enquanto um outro grupo avaliou rostos pouco atractivos. No final da tarefa era dado a escolher aos sujeitos uma de duas formas de serem recompensados: 1) um determinada quantia a ser paga no dia seguinte ao estudo; 2) uma soma maior que seria paga numa data futura.

Os resultados demonstraram que a inclinação para obter uma recompensa mais imediata foi superior no grupo de homens que avaliou rostos femininos atractivos do que no grupo de homens que avaliou rostos femininos pouco atractivos, e do que nos dois grupos de mulheres que avaliaram rostos masculinos. Os autores do estudo avançam a hipótese de tal acontecer devido a uma possível maior activação dos circuitos de recompensa do cérebro em função de uma certa excitação (neuronal entenda-se) relacionada com a visualização de rostos femininos atraentes.

Do ponto de vista do marketing, o que isto significa é que, tal como apontado nos posts referidos acima, apostar em imagens de mulheres bonitas leva a maiores oportunidades de activação de compras por impulso por parte do público masculino. Se as mesmas tiverem uma maior conotação sexual, maior será o impacto. Um segmento de mercado que beneficia deste efeito é o das revistas, sobretudo as direccionadas para homens, onde é normal a capa ser preenchida por fotos de mulheres despidas e em poses sensuais. Sendo esta um prática normal nas revistas masculinas, cada vez mais está a ser utilizada por outras publicações mais abrangentes no seu público alvo como é o caso da Rolling Stone ou da Vanity Fair.

Imagem: -Girl in pink-, by Vít Hassan

Advertisements

2 thoughts on “Mulheres Atraentes Tornam Homens Mais Impacientes

  1. Pingback: Mulheres Atraentes Tornam Homens Menos Inteligentes | Dissonância Cognitiva

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s