Cegos às Mudanças

Então viu o urso? Este é um anúncio já de 2008 da Transport for London que visa chamar a atenção dos condutores para outras pessoas na estrada, nomeadamente ciclistas. O princípio psicológico por detrás da campanha é designado de change blindness, um erro cognitivo a nível da percepção visual que nos “impede” de perceber alterações em cenários, sobretudo quando estamos cognitivamente ocupados com outra tarefa, como conter o número de passos de uma equipa ou conduzir.

Uma boa forma de perceber o que acontece em termos de enfoque visual é ver novamente o anúncio acima mas acompanhado de heat maps:

Como se pode ver, uma vez definida a tarefa os indivíduos concentram a sua atenção na mesma ignorando estímulos capazes de interferir com a concretização da mesma. Não é prestada qualquer atenção à equipa de negro e o “urso” passa despercebido uma vez que se mistura entre os jogadores dessa equipa. Uma vez terminada a primeira versão do anúncio, e após o “choque” da presença de um “urso” bailarino, há uma procura clara pelo elemento distractor e a realização de que, prestada a devida atenção, é quase impossível não o ver.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s