Coca-Cola Traz o Facebook Para o Mundo Real

Com as redes sociais online (e em especial o Facebook) a fazerem cada vez mais parte da vida “real” da maioria das pessoas, não é de estranhar que cada vez mais as marcas apostem em promover as suas presenças nestas plataformas dentro e fora da web. Mas se a maioria se limita a comunicar endereços de páginas de Facebook em outdoors e em outros meios (imprensa, flyers, televisão, rádio), a Coca-Cola resolveu inovar em Israel e criou uma ligação entre as actividades de jovens numa colónia de férias patrocinada pela marca e os seus perfis do Facebook em tempo real.

A iniciativa, desenvolvida pela agência Publicis E-dologic, recorreu a chips RFID incluídos nas pulseiras de identificações dos jovens que participara na Coca-Cola Village, chips esses que continha informação dos dados do Facebook dos participantes. Por toda a aldeia foram colocados leitores de RFID que permitiam aos jovens “gostar” de algo, informação que era publicada automaticamente nos seus perfis do Facebook e na página da iniciativa. Para além desta forma de permitir aos jovens “gostar” de algo no mundo real e isso ser transmitido no imediato para o Facebook, os chips RFID também permitiam fazer tag automático das pessoas em fotos tiradas nos locais e colocadas na página oficial da iniciativa.

O vídeo abaixo explica bem o que foi feito:

A ideia parece-me muito interessante e poderá ser por aqui que o Facebook conseguirá entrar no geotagging de uma forma muito interessante e competir com o Foursquare ou o Gowalla. Não sendo de prever que as pessoas andem pela rua com pulseiras de identificação com chips RFID instalados, porque não telemóveis? Não é muito diferente daquilo que já vamos fazendo. Em termos de activação de eventos, esta parece-me uma ideia com tremendo potencial que pode ser explorada por exemplo em festivais de Verão.

Via: AdLand

Nota: este post foi escrito antes do anúncio do Facebook Places. Numa primeira impressão, a ideia da Coca-Cola parece-me bem mais interessante se bem que muito mais difícil de concretizar.

Anúncios

4 thoughts on “Coca-Cola Traz o Facebook Para o Mundo Real

  1. Pingback: Check-In do Facebook Places num Outdoor: Campanha de Promoção de Cheryl Cole | Dissonância Cognitiva

  2. Pingback: Diesel Traz o Botão de Gosto do Facebook para as suas Lojas com QR Codes | Dissonância Cognitiva

  3. Pingback: Diesel Traz o Botão de Gosto do Facebook para as suas Lojas com QR Codes | Marketing Online Portugal

  4. Pingback: Personal Stylist via Instagram, Cortesia da Zappos | Dissonância Cognitiva

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s